Encontro Mestre & Aprendiz recebe os maestros Davson de Souza e Wilson Dias na Tapera das Artes

Esse segundo encontro da Série Música e Arte, do projeto Encontro Mestre & Aprendiz será encerrado com o concerto “Pra Ver A Banda Tocar”, agendado para o dia 12 de setembro, às 19h, no Teatro da Tapera das Artes.

De 09 a 12 de setembro, a Tapera das Artes, localizada em Aquiraz (CE), será o espaço da residência artística com os maestros Davson de Souza e Wilson Dias, como parte do projeto “Encontro Mestre & Aprendiz Música e Arte”. Com atividades que se estenderão até dezembro, o projeto conta com a participação de notáveis nomes da música brasileira, promovendo uma imersão na educação musical de jovens.

Durante a residência, os maestros conduzirão atividades pedagógicas e artísticas que visam integrar estudantes da música, tanto iniciantes quanto já familiarizados com instrumentos de sopro de madeiras, percussão e sopro de metais. O foco será a formação de diversos grupos musicais, abrangendo desde duos e quartetos até uma orquestra de sopros e uma big-band. A iniciativa inclui alunos dos ateliês de Sopro e Percussão do Programa Tapera das Artes, além de 18 estudantes e seus professores de Mossoró-RN, e outros jovens de instituições parceiras.

O Encontro Mestre & Aprendiz Música e Arte começou em agosto deste ano e já contou com o concerto de câmara “De cordas para as Águas”, conduzido pelo maestro Beetholven Cunha. Ao todo, serão realizados oito encontros formativos gratuitos, com o objetivo de promover a educação musical infanto-juvenil e destacar talentos locais. Sob a direção artística e pedagógica de Ênio Antunes, o projeto também oferece workshops temáticos e concertos gratuitos, buscando ampliar o acesso e a apreciação musical na comunidade.

O encerramento da residência da segunda etapa do projeto será marcado pelo concerto “Pra Ver A Banda Tocar”, programado para o dia 12 de setembro, às 19h, no Teatro Tapera das Artes. A entrada será gratuita, proporcionando a todos a oportunidade de vivenciar o resultado do trabalho colaborativo realizado durante a residência.

Nesta 6ª edição, o “Encontro Mestre & Aprendiz” pretende impactar diretamente cerca de seis mil pessoas, incluindo crianças, adolescentes, jovens e educadores, reafirmando a música como uma ferramenta essencial na formação cultural da região.

“O projeto Encontro Mestre & Aprendiz é uma oportunidade valiosa para conectar jovens talentos com mestres da música. Essa troca de experiências não apenas enriquece a formação musical dos participantes, mas também fortalece nossa cultura. Cada encontro representa um passo importante na construção de uma comunidade mais engajada e apreciadora da arte, permitindo que a música se torne um elo entre diferentes gerações.”, afirma Ritelza Cabral, fundadora e presidente do Conselho Gestor da Tapera das Artes.

A jovem Pietra Pereira de Freitas, 11 anos, aluna de violino e canto, e sua mãe, a bailarina Fabiana da Silva, são exemplos do impacto do projeto. “A Tapera das Artes vem trazendo uma grande evolução na minha vida e da minha filha, pois ela vem se desenvolvendo de uma forma inacreditável”, comemora Fabiana.

O Encontro Mestre & Aprendiz é uma realização da Lei de Incentivo à Cultura, Imaginário e Tapera das Artes; com co-realização Enartes; patrocínio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, e empresas como Fresenius Kabi, ENEL, M Dias Branco, Azul, Beach Park, Grupo Fornecedora, Benel, Norsal, Freitas Varejo, Roca, Avine, Grupo Marquise, Acal, Ecofor, Grupo FAN, GNR Fortaleza, Petrorecôncavo, Cerbras e Casa Freitas.

Saiba Mais

A Tapera das Artes é um espaço multifuncional que oferece cultura, educação e atividades integradas para crianças, adolescentes e jovens há 41 anos. A instituição desenvolve um trabalho modelo nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e São Paulo, atendendo aproximadamente 2.500 pessoas em 14 ateliês de artes. Para isso, emprega uma metodologia específica para promover a arte, em colaboração com escolas públicas, beneficiando famílias de baixa renda. Além disso, as iniciativas proporcionam oportunidades de profissionalização para os jovens envolvidos.

 

Wilson Dias

 

 

Wilson Dias é o primeiro bacharel em eufônio do Brasil, formado pela Faculdade Mozarteum de São Paulo, com pós-graduação em Performance e Pedagogia de instrumentos de metais e Regência Orquestral. Desde 1995, é trombone solista da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, além de regente associado e chefe de naipe dos metais na Orquestra Cristã Brasileira.

Também é professor de Eufônio na EMESP e tem sido convidado para ensinar em diversos cursos e festivais internacionais na América Latina. Como músico convidado, atua em renomadas orquestras brasileiras e se apresenta como solista em várias instituições, incluindo a Orquestra Sinfônica de Potsdam na Alemanha. Além de concertos no Brasil, já tocou em cidades como San Diego (EUA) e Gifu (Japão).

 

Davson de Souza

Davson de Souza, nascido em Brasília, iniciou seus estudos de flauta com Sidney Maia e depois com seu pai, Nivaldo de Souza. Formou-se em Música pela Universidade de Brasília e possui especialização em Performance Musical pela Universidade Federal de Goiás e mestrado em Execução Musical pela Universidade Federal da Bahia.

Sua estreia como solista ocorreu na sala Villa-Lobos, em Brasília, recebendo elogios por seu talento. Atuou com diversas orquestras e se apresentou em festivais. Desde 2001, leciona flauta na Escola de Música de Brasília e pesquisa a fisiologia da performance musical, além de se dedicar a atividades camerísticas.

Ênio Antunes

Referência da música brasileira camerística e sinfônica interagindo com um conjunto de compositores brasileiros e do exterior, com prêmios nacionais e internacionais. Autor de trabalhos relevantes para a educação musical do público infantojuvenil, como “Arte do Som-escola e estilos”, “Pulso Integral de casa para a escola…, pra vida!”, “Método alla Corda”, entre outros. Violinista e maestro convidado em festivais e seminários no Brasil e exterior, representando a música brasileira. Criador da Sinfonietta Tapera das Artes, Aquiraz Big Band, Camerata Tapera das Artes e Orquestra Popular de Repertório.  Suas produções incluem o CD “João Carlos Martins – PAIXÕES” pela gravadora Atração Fonográfica, bem como 24 Programas de TV no canal do Youtube, realizado pela TVCE. Interagiu com vários mestres-artistas do Brasil e exterior no Encontro Mestre & Aprendiz desenvolvido na Tapera das Artes.

Destaque para a condução do Concerto para Bandolim e Orquestra de Cordas de Radamés Gnattalli interpretado por Victor Angeleas com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro no ano de 2018, no Cine Brasília.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar