Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

Empresas apresentam ferramenta inovadora que tem ajudado a coloca-las na liderança de uma nova economia

Evento online trouxe a visão de grandes empresários brasileiros e do exterior quanto às novas perspectivas do setor empresarial na conservação da natureza

 

O entendimento de que a proteção do patrimônio natural está diretamente relacionada à minimização de riscos de investimento e proteção dos negócios é tema cada vez mais discutido e inserido nos processos de gestão ambiental de corporações. Neste contexto, a Certificação LIFE é uma ferramenta inovadora, a qual propicia que empresas façam investimentos no campo da conservação da biodiversidade, garantindo os serviços ecossistêmicos essenciais às suas atividades.

A discussão foi tema do evento ‘‘Empresas na liderança da nova economia’’. O principal ponto abordado foi o benefício da utilização da Certificação LIFE para envolver o setor privado em ações efetivas para conservação dos ecossistemas naturais e ao mesmo tempo agregar valor aos negócios. A metodologia LIFE permite uma avaliação dos impactos ambientais de atividades corporativas e a subsequente mitigação ou compensação por meio de ações em conservação. A Certificação é concedida em reconhecimento a uma nova postura assumida na gestão empresarial, com a incorporação do capital natural aos negócios, tornando as empresas um modelo a outras instituições.

Promovido pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) em parceria com o Instituto LIFE, o evento contou com a participação de companhias como Itaipu Binacional – Brasil, Itaipu Binacional – Paraguai, Gráfica e Editora Posigraf, C-Pack, Banco ABN-AMRO, Grupo Boticário, Sanepar, ECOACSA e do escritório de advocacia Gaia, Silva e Gaede Advogados Associados. O evento foi mediado pelo presidente do Conselho Diretor do Instituto LIFE, Miguel Milano e trouxe como ponto principal os benefícios das ações voluntárias em conservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos para os negócios.

De acordo com o diretor de meio ambiente e ação social da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Julio Gonchorosky, as empresas precisam estar mais atentas à nova economia. ‘‘Não temos futuro sem passar pela conservação. As mudanças climáticas estão batendo na nossa porta’’, diz Gonchorosky.

Segundo o gerente corporativo da área de Segurança e Meio Ambiente do Grupo Boticário, Paulo Gardel, o uso desta ferramenta faz com que a empresa seja ainda mais reconhecida pelos seus esforços na área de conservação.

Gerando um ciclo virtuoso, a metodologia LIFE busca atingir não apenas as empresas certificadas, mas toda cadeia de fornecedores. José Maurício Coelho, representante da C-Pack, relata que após conhecerem a certificação pelo Grupo Boticário, um de seus maiores clientes, optou por dar início ao processo de avaliação. “Encontramos uma espécie de régua que nos permite avaliar toda a nossa cadeia de fornecedores e clientes”, afirma o CEO da empresa.

Ainda, o superintendente da Itaipu Binacional – Brasil, Ariel Scheffer, afirma que, além dos resultados positivos para a proteção do patrimônio natural, as empresas também são beneficiadas. ‘‘A Metodologia LIFE nos propiciou uma abertura de novas oportunidades de parcerias e negócios’’, diz. Incrementando as falas de Scheffer, o CEO do Banco ABN-AMRO, Fausto Caron, declara que há outros benefícios. ‘‘A Metodologia LIFE também nos proporcionou legitimidade e credibilidade para demandar e cobrar de nossos clientes uma corresponsabilidade ambiental’’, afirma.

Ampliando sua área de atuação, empresas internacionais já reconhecem o valor e as oportunidades no uso desta ferramenta como a Itaipu Binacional – Paraguai, por exemplo. ‘‘Estar envolvido neste processo nos garante que estamos no caminho certo para a conservação’’, declara o superintendente de gestão ambiental na Itaipu Binacional Paraguai, Gustavo Ovelar. Em outra vertente, o diretor executivo da ECOACSA na Europa, David Alvarez García, apresentou a tendência das empresas do mundo todo em repensar a economia. ‘‘Precisamos pensar em como mudar o sistema financeiro para melhorar a conservação da biodiversidade’’, diz. ‘‘Todas aquelas empresas que não se enquadraram nesta nova economia logo estarão fora do mercado’’, finaliza.

Para o senador Flavio Arns, “a Certificação LIFE representa uma forma de reconhecer o desenvolvimento de novas práticas, de uma nova gestão empresarial e governamental”. O senador também lembrou que a metodologia “pode representar mais valorização e investimentos dessas iniciativas”. Segundo o diretor executivo da SPVS, Clovis Borges, os avanços para uma nova economia começam por iniciativas inovadoras e qualificadas, como é o caso da Certificação LIFE, permitindo que empresas que deem o exemplo a partir de resultados positivos, agregando novos interessados e ampliando sua aplicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.