Empreendedorismo feminino: Conheça a história de mulheres que estão à frente de franquias
Determinação, criatividade, capacidade de aprendizado são algumas das caraterísticas das mulheres que resolvem empreender, seja por necessidade ou oportunidade; Veja a história de mulheres, de diferentes segmentos, que são inspiração e motivo de orgulho para as franqueadoras
Celebrado no dia 19 de novembro (terça-feira), o Dia Mundial do Empreendedorismo feminino é uma data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o intuito principal de conscientizar as pessoas sobre os desafios enfrentados pelas mulheres que estão à frente do próprio negócio, além de gerar empregos, promovem desenvolvimento econômico e é capaz de transformação social.
A participação das mulheres no empreendedorismo é impulsionada por diversos aspectos, como o caso do aumento ao acesso à educação, programas de incentivo ao empreendedorismo e políticas públicas voltadas para a inclusão social e econômica.
Muitas das razões que levam a mulher a empreender está a maternidade. É o que apontou a pesquisa realizada pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME) com apoio da Rede Mulher Empreendedora e execução do Instituto Locomotiva, que mostrou que 77% das mulheres começam empreender depois da maternidade, sendo que no geral, 70% das empreendedoras são mães e a maioria iniciou seus negócios por necessidade.
São cerca de 30 milhões de empreendedores no Brasil, desse, mais de 10 milhões são mulheres donas de negócios, segundo relatório do Sebrae divulgado este ano.
ACB Seguros
“O empreendedorismo representou para mim uma verdadeira conquista de independência financeira. No início, enfrentei muitas inseguranças, pois estava habituada à estabilidade de um salário fixo, acreditando que essa era a única fonte de renda segura. No entanto, percebi que estava enganada! Antes de me tornar franqueada trabalhei no comércio, onde gostava do que fazia. Contudo, sentia-me limitada pela carga horária. Ao abraçar o empreendedorismo, consegui equilibrar trabalho, casa, filho e marido, organizando meu tempo com flexibilidade. A mulher empreendedora reconhece a importância de inovar e criar oportunidades. Ela é carismática e, mesmo diante de situações que exigem uma postura mais firme, consegue se destacar”, analisa Nayara Santos Ribeiro Silva, franqueada da ACB Seguros em Arcoverde/ PE.
Ela trabalhou durante quatro anos em um caixa de supermercado e largou o emprego fixo para abrir o empreendimento. Hoje consegue acompanhar de perto o desenvolvimento do filho de três anos.
Dona Help
“O empreendedorismo feminino desempenha um papel fundamental no meu negócio, devido ao fato de que as mulheres são a maior força de trabalho nos serviços de limpeza. A mulher tem a capacidade de transformar a forma como os negócios são conduzidos, promovendo uma gestão mais atenta às necessidades do cliente e aos detalhes do serviço. Elas, muitas vezes, têm uma abordagem mais colaborativa e cuidadosa, o que reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados e no relacionamento com os clientes. Investir no empreendedorismo feminino também contribui para a diversidade de ideias, o que pode gerar soluções mais criativas e estratégias inovadoras para o crescimento do negócio. Isso, por sua vez, fortalece a posição da empresa no mercado, criando um ciclo positivo de desenvolvimento e sucesso”, analisa Lívia Ramalho, que este ano abriu uma unidade da Dona Help – franquia que tem como foco a prestação de serviços de limpeza para residências e empresas – em Recife/ PE.
A jovem abriu o empreendimento ao lado do marido, que largaram o emprego no serviço público no estado da Paraíba para se tornarem empreendedores.
Instituto Visão Solidária
“O empreendedorismo feminino no setor de ótica é importante porque promove a diversidade e inclusão trazendo novas perspectivas e soluções inovadoras para o mercado. Nós mulheres empreendedoras podemos identificar necessidades específicas de atendimento e produtos, além de contribuir para a equidade no mercado de trabalho. Nossa presença também fortalece a competitividade e estimula o desenvolvimento de negócios sustentáveis e mais humanizado, alinhados às demandas sociais e de consumo consciente”, conta Priscila Dias, franqueada do Instituto Visão Solidária (IVS) há pouco mais de um ano, e já soma três unidades ativas (Francisco Beltrão/ PR, Chapecó e Concórdia em SC) e mais duas em fase de implantação.
Mulher de garra, mãe, ela é sócia do esposo e responsável pela supervisão e coordenação das operações de atendimento e no pós-venda aos clientes, garantindo a excelência no serviço prestado. Priscila não acreditava no seu potencial e hoje é um dos melhores cases de sucesso dentro do IVS, já que com menos de dois anos na rede já estão prestes a abrir cinco unidades.
Touti
“Acredito que liderança feminina dentro do negócio que atuo tem um grande potencial transformador, diversificando os pontos de vista, tornando a empresa mais inovadora e inclusiva. A mulher empreendedora inspira outras mulheres a seguirem seus próprios caminhos e objetivos, contribuindo com a redução da desigualdade de gêneros, ajudando a superar obstáculos e desafios”, diz Patrícia Gomes do Rego Barros Ramos, de 42 anos, masterfranqueada da Touti (franquia de cosméticos) em Pernambuco, com 10 lojas, que afirma que desde que se tornou empreendedora em 2019 teve evolução profissional, pessoal e financeira.