Em noite festiva toma posse nova Diretoria do SINEPE/CE

Por Silvana Ximenes Frota

Em noite festiva realizada no auditório da CDL-Fortaleza tomou posse a nova Diretoria do SINEPE- CE, para o biênio 2022/2024, tendo na presidência a professora Graça Bringel, Diretora do Colégio Daulia Bringel. A solenidade de posse contou com a presença da Professora Amabili Passos, conselheira do Conselho Nacional de Educação e vice- presidente do FINEPE; da professora Ada Pimentel Gomes Fernandes, Presidente do Conselho Estadual de Educação; professora Maria de Fátima , Presidente do Conselho Municipal de Educação; vereador da Câmara Municipal de Fortaleza, Guilherme Sampaio; Presidente da Fecomércio, Luiz Gastão Bitencourt; representando a CDL, a Diretora Maria José Campos; a desembargadora Edite Bringel, o ouvidor do Ministério Público, José Waldo Silva; o Diretor da SEDET, Euvaldo Bringel; diversos diretores de escolas e Universidades, como os professores Ednilton Soares, Thales de Sá Cavalcante, Reitor da Unicristus, José Rocha, Diretor da Faculdade Estácio de Sá, professor Josué Viana, Reitor da Faculdade CDL, entre outros.

Uma grande representação da ALFE prestigiou a posse da presidente Graça Bringel que foi saudada por todas pela ex-presidente Rosa Virginia Frota e a BPW foi representada pela Diretora Fátima Duarte. A coordenadora do Colégio Daulia Bringel, Geovana Barreto, fez um prelúdio musical em homenagem à nova presidente.

O ex-presidente do SINEPE, Airton Oliveira, que conduziu o Sindicato por 14 anos, fez um balanço das suas ações, mostrando os avanços do SINEPE que agora está em 14 regiões do Ceará e com uma sede modernizada. Segundo ele, o Sinepe e os orgãos estaduais têm agora dois grandes desafios que são: recuperar as escolas fechadas na pandemia e trazer os alunos para a escola, bem como, facilitar a abertura de licenças de escolas, que hoje são muito burocráticas.

A representante do Conselho Nacional de Educação, ressaltou a dedicação do professor Airton durante 14 anos e entregou a ele uma placa em sua homenagem.
Já a professora Ada Pimentel fez uma retrospectiva da educação em alguns países e destacou que, no Ceará, temos a conquista da Alfabetização na Idade Certa – PAIC, que virou referência nacional, mas ainda temos muitas dívidas para com a educação, sendo também a grande preocupação do Conselho de Educação do Ceará melhorar cada vez mais o nível da educação.

Em seu pronunciamento a professora Graça Bringel Olinda, fez referência a uma frase de Dom Helder Câmara, “feliz de quem atravessa a vida tendo mil razões para viver”. E acrescentou: “Eu tenho mil razões para viver”.

Ela agradeceu aos diretores das escolas de livre iniciativa que lhe confiaram a honrosa presidência do Sindicato.”Sinto o maior orgulho de ser uma educadora cearense. A nossa educação atingiu um grau de excelência, tanto na escola pública como na particular”.

Assim como Clarice Lispector, ” eu tenho medos bobos, mas coragem absurda”, “é com esse objetivo que assumo esse novo desafio e compromisso, disse. Graça Bringel convocou as mais de 3.500 escolas do infantil a Universidade para se unirem ao setor público e trabalharem pela educação cearense. Sou a primeira mulher a assumir essa função e devo muito isso a várias professoras, mas, especialmente a minha mãe, Daulia Bringel, que durante 70 anos se dedicou à educação e me convocou a ser uma educadora. Da mesma forma que me comprometi com minha mãe, me comprometo a trabalhar pelo desenvolvimento da educação, através de uma gestão compartilhada, zelosa, afetuosa e amiga das causas justas”, disse a nova presidente do SINEPE.

Após a solenidade foi servido um coquetel aos presentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar