Em encontro sobre práticas sustentáveis, Mota Machado recebe gestora do Banco Mundial (IFC), Diep Nguyen-van Houtte
Em um momento estratégico para abordar temas de ASG e sustentabilidade nas empresas, a construtora Mota Machado recebeu, na última quinta-feira (21), a gestora da International Finance Corporation (IFC), Diep Nguyen-van Houtte, para tratar sobre sustentabilidade e certificações. O IFC é membro do Banco Mundial e desenvolveu a Certificação EDGE, como parte de sua missão de promover o desenvolvimento sustentável e com o objetivo de ser um instrumento para melhorar o desempenho de edifícios sustentáveis.
O encontro, que aconteceu no espaço Inovammos da Mota Machado, contou com a presença de diversos profissionais que atuam diretamente com práticas sustentáveis em suas áreas de atuação, especialmente ligadas à construção civil. Entre os convidados, estiveram Morais Vilar – Sec. Executivo SEFIN; Andrei Simonassi – Assessor SEFIN; Diogo Falchano Bardal – Diretor de Operações IFC; Renata Farias – Gerente da Célula de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas da SEUMA; Gustavo Rocha – Coordenador de políticas ambientais da SEUMA; Geisia Vieira – Gerente de processos BSPAR; Catherine Monteiro – Coordenador de qualidade BSPAR e Paula Frota – Vice-presidente de sustentabilidade do Sinduscon-CE.
Representando a construtora cearense, estiveram presentes Assis Machado, presidente; Rafaela Machado, diretora de marketing, inovação e sucesso do cliente; Monia Heuser, diretora administrativa e financeira, além de membros do conselho, como Adalberto Machado e representantes do time de Planejamento, Controle e Produção; Incorporação; Projetos e Gestão da qualidade.
Hoje, a Mota Machado conta com quatro empreendimentos oficialmente certificados com o Selo EDGE, em Fortaleza e São Luís, entre as fases de pré-certificação e certificação. Tal reconhecimento é atribuído para os trabalhos voltados para os pilares em relação aos consumos de energia, água e energia incorporada em materiais. Além disso, a empresa também trabalha no desenvolvimento do selo MM, que busca garantir que os projetos mantenham a atuação voltada para fatores essenciais de sustentabilidade como economia de energia, água e eficiência dos materiais.
“O encontro com a Diep Nguyen-van Houtte foi um momento muito rico. Conseguimos, enquanto empresa, promover um bate-papo importante com figuras locais sobre as tendências ASG e as principais novidades acerca de Construções Sustentáveis e suas diversas oportunidades e impactos. Temas que seguem crescendo dentro das organizações, e onde temos um olhar atento às tendências e melhores práticas do mercado, incorporando de fato a sustentabilidade na construção e criação de cada empreendimento”, destaca Monia Heuser, diretora administrativa e financeira da Mota Machado.