Efeito Neymar: seguidores do Al-Hilal mais que dobram após passagem do brasileiro; veja números
Levantamento exclusivo mostra antes e depois das redes sociais do clube saudita
Neymar foi anunciado como reforço do Al-Hilal no dia 15 de agosto de 2023, com um contrato de 160 milhões de euros por duas temporadas (quase R$ 1 bilhão na atual cotação). A passagem foi longe do esperado em campo, já que o brasileiro se lesionou e jogou apenas 7 jogos em 17 meses, com um gol marcado. No entanto, a presença do time saudita nas redes sociais aumentou consideravelmente, como mostra o levantamento exclusivo do OnlineCassino.
Neymar está de volta agora ao time que o formou, o Santos, e o legado que deixou para os sauditas foi um crescimento significativo principalmente no perfil do Instagram do Al-Hilal. No início do mês que o craque foi contratado, o Al-Hilal registrava 4,5 milhões de seguidores no Instagram, de acordo com os registros da plataforma Social Blade.
Já no mês seguinte da chegada do craque, em setembro de 2023, o clube saudita contava com 8,6 milhões de seguidores, quase o dobro de antes da chegada do camisa 10.
Em janeiro de 2025, antes do anúncio da saída de Neymar, o Al-Hilal possuía 11,7 milhões de seguidores. No acumulado do mês de janeiro, o clube saudita já perdeu 300 mil seguidores, de acordo com a plataforma, em um claro efeito em decorrência da saída de Neymar.
Abaixo, confira o efeito Neymar em outras redes sociais.
TikTok
No TikTok, o perfil do Al-Hilal ganhou 1,8 milhão de seguidores em agosto de 2023, mês do anúncio de Neymar. Em todos os outros meses anteriores e posteriores, o máximo de seguidores ganhos em só mês foi de 400 mil, em outubro de 2024.
X
No X (ex-Twitter), o mês da contratação do craque foi também o que mais angariou seguidores para o perfil do clube saudita na plataforma, com 178 mil seguidores. Em seguida, o mês que o clube mais ganhou seguidores no perfil foi em fevereiro de 2022, com 134 mil novos. Especificamente na semana do anúncio, foram 100 mil novos seguidores, mais do que o dobro que em qualquer outra semana na plataforma.
YouTube
O mesmo fenômeno aconteceu no canal oficial do YouTube do clube, com 80 mil novos inscritos em agosto de 2023. Sem contar o mês do anúncio de Neymar, o canal conseguiu angariar no máximo 50 mil seguidores em alguns meses de 2024.
No Facebook, o número de curtidas na página oficial do clube saltou de 960 mil antes do anúncio de Neymar Jr para 1,560 milhão no mês seguinte ao anúncio do craque. Nos últimos 30 dias (janeiro 2025), a página perdeu 580 mil likes.
Números: SocialBlade
Foto: Divulgação/Al-Hilal