Edição inédita da Expo Franquias Nordeste em Fortaleza movimenta mais de R$ 45 milhões em negócios e registra aumento de 6,7% no fluxo de visitantes
Maior encontro do setor de franchising das regiões, a Expo Franquias Nordeste (EFN) movimentou mais de R$ 45 milhões em negócios durante a edição inédita em Fortaleza, realizada entre os dias 23 a 25 de março, no Shopping RioMar. O evento registrou um aumento de 6,7% no fluxo de visitantes em relação à terceira edição, em Recife, que contou com 4 mil pessoas. Além da feira, o público teve a oportunidade de participar do Congresso de Franquias e Varejo do Norte Nordeste, que contou com grandes nomes do franchising brasileiro.
Os sócios-diretores da Insight Feiras e Negócios, Carol Baía, Rodrigo da Fonte e Tatiana Menezes comemoram a receptividade do público. “A realização da EFN em Fortaleza superou as nossas expectativas. Além de ser totalmente focado em negócios, a Expo vai contribuir com a geração de muitos empregos para todo o Ceará e regiões mais próximas ao estado. Com certeza, o impacto dela não se deu apenas durante o evento, mas se propagará nos próximos meses, com a abertura de novos negócios. Durante a feira, recebemos 4.270 pessoas nos três dias de evento. Foi um momento muito rico de troca, em que as pessoas tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o universo das franquias. Essa será a primeira vez de muitas outras realizações que pretendemos fazer na capital cearense”, destacam.
Segundo Luís Zanchetta, head de marketing do Mercadão dos Óculos, a EFN 2023 foi extremamente positiva. “Concretizamos 10 fechamentos no Ceará. Com certeza, estaremos presentes na feira de 2024, pois o shopping RioMar tem muito público do nosso investidor. A Expo Franquias só teve a agregar ao nosso negócio e trouxe muitas novas negociações”, comentou.
Para Salvador Castrignano, consultor de expansão da Chiquinho Sorvetes, a expectativa de captar novos investidores e líderes interessados na franquia foi atingida. “Várias pessoas demonstraram interesse, não somente em Fortaleza, mas em municípios vizinhos como Eusébio e Maracanaú. Com a finalização da feira, nós vamos formatar e compilar uma planilha com todos os interessados. Entraremos em contato com cada um novamente, dando mais informações e mandando planos de negócios. Eu julgo muito boa participação na feira”, comentou.
Nesta edição, diversos segmentos de franquias participaram, tais como educação; consultoria; cosméticos e perfumaria; moda; casa e construção; estética; compartilhamento náutico; alimentação; serviços; varejo calçadista; construção civil; saúde; beleza; bem-estar; gestão empresarial; cotas náuticas; artigos; vestuário esportivo; e outros negócios.
De acordo com André Silva, diretor da Gigante da Construção, franquia de lojas especializadas em ferramentas de alta performance, a EFN superou as expectativas. “Além de me dar mais conhecimento sobre o meu próprio negócio, sobre a nossa abrangência de franqueados para podermos expandir mais, conseguimos gerar muitas prospecções. Nós também aproveitamos a ocasião para fazer contato e negócios com outras empresas do mesmo segmento, a qual nós já começamos a fornecer para eles”, destacou o empresário.
A Expo Franquias Nordeste é a única feira que conta com o apoio da Associação Brasileira de Franchising (ABF) no Norte e Nordeste; tem como patrocinador o Banco Bradesco, Universidade Anhembi Morumbi Online e Banco do Nordeste; realização e organização da Insight Feiras & Negócios; e apoio do RioMar Fortaleza, SEBRAE/PE, SEBRAE/CE, Visite Ceará e Wire.
Sobre a Expo Franquias Nordeste (EFN)
A EFN é a feira oficial de franquias do Norte e Nordeste para empreendedores, profissionais do setor de franquias, fornecedores, franqueados, consultores e demais interessados na franchising que queiram novas oportunidades de networking e expansão de empreendimentos.