EBIT|NIELSEN: vendas online na Black Friday 2019 devem chegar a R$ 3,07 Bilhões
As vendas online devem faturar R$3,07 bilhões na Black Friday em 2019, alta de 18% na comparação com 2018, conforme estimativa da Ebit|Nielsen. De acordo com o levantamento, os pedidos podem ter alta de 15% em relação ao ano passado, chegando a 4,91 milhões com um ticket médio de R$ 626, uma variação de 3%.
Em 2019, a Black Friday será realizada entre os dias 28 e 29 de novembro, sendo a data o maior evento sazonal do comércio eletrônico do Brasil. O faturamento das vendas de e-commerce durante os dois dias representa 5% do total do ano. Segundo a pesquisa EbitINielsen, 85% dos consumidores deixaram de efetuar uma compra online este ano, aguardando os descontos na Black Friday.
Além de estarem aderindo às compras durante esse período, os brasileiros têm mostrado que boa parte dessas aquisições já é pensando no Natal. Em 2019, 44% dos entrevistados declararam que o evento servirá para garantir produtos de Natal, uma alta de 3 pontos percentuais em relação a 2018. Conforme os números, 78% será para uso próprio, 29% destinado a compras para a família e 20% presentes.
No ano passado, segundo a EbitINielsen, 63% das compras foram feitas efetivamente na sexta-feira, 29% antes da data e 24% depois. O levantamento aponta que 47% dos consumidores acredita que os descontos são melhores no dia da Black Friday.
Conforme aponta a EbitINielsen, neste ano as vendas por dispositivos móveis já representam mais da metade do total. Nos primeiros 11 dias de novembro, 52,8% dos pedidos foram originados de aparelhos celulares e tablets. Estar preparado para vender no mobile, seja por aplicativo ou pelo próprio browser será importante para a BlackFriday.
Neste contexto, de acordo com a líder de Ebit I Nielsen, Ana Szasz, o uso do mobile é ainda mais importante em alguns segmentos, como Casa & Decoração, Perfumaria, Esportivo e Roupas & Calçados; e abrange todo o Brasil. “A região Sul, por exemplo, cresce 62% nas vendas via dispositivo, já o Nordeste segue com a maior importância em volume de pedidos, chegando a 43,5%”, ressalta.
Para este ano, as dez categorias mais desejadas pelo e-consumidor na Black Friday são:
SOBRE A PESQUISA
A pesquisa foi aplicada no mês de setembro de 2019 com os consumidores que efetuaram compras em lojas online conveniadas a Ebit|Nielsen (têm cadastro com informações verificadas).
SOBRE A NIELSEN
A Nielsen Holdings plc (NYSE: NLSN) é uma empresa global de mensuração e análise de dados, que fornece a visão mais completa e confiável de consumidores e mercados do mundo. Nossa abordagem une dados da Nielsen com informações de outras fontes para ajudar nossos clientes ao redor do mundo a entender o que está acontecendo no presente e no futuro e como agir corretamente com esse conhecimento. Por mais de 90 anos, a Nielsen forneceu informações e análises fundamentadas na ciência e inovação, e desenvolveu continuamente novas maneiras de responder às questões mais relevantes sobre mídia, publicidade, varejo e produtos de consumo (FMCG). Como uma das 500 maiores empresas de S&P, a Nielsen opera em mais de 100 países, cobrindo 90% da população mundial. Para mais informações, visite www.nielsen.com.