Dragão do Mar realiza oficina virtual gratuita de tirinhas neste sábado (20)
Mediada pelo ilustrador cearense Lui Duarte, a oficina fará um breve histórico do gênero e habilitará os participantes a produzirem suas próprias histórias.
Seguindo com a difusão de projetos que compõem o ciclo programático #NaRedeComDragão, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura realizará uma oficina virtual de tirinhas com o ilustrador cearense Lui Duarte, a fim de habilitar os espectadores a criarem suas próprias narrativas. A oficina gratuita, que é direcionada para interessados na linguagem com idade a partir de 8 anos, será transmitida neste sábado (20), às 17h, no canal do Dragão no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro).
“Um desenho depois do outro e você conta a sua história”: é assim que Lui Duarte propõe instruir curiosos e amadores sobre como iniciar suas próprias produções de tiras, estimulando a imaginação e a criatividade dos participantes ao criarem personagens e explorarem temas.
Segundo Duarte, as tiras são um gênero à parte dos quadrinhos, com forma e conteúdo voltados, em sua maioria, para o humor. São histórias contadas em um sequência de imagens, com ou sem texto, com um final surpreendente. Os participantes serão convidados a experimentarem a técnica dessa linguagem, estando aptos a mostrar sua ideia em quadrinhos e levar longe sua mensagem. “A prática leva à diversão”, afirma o cartunista.
Sobre o facilitador
Entusiasta dos cartuns, charges, caricaturas e tirinhas, Lui Duarte é bacharel em Pintura pela Escola de Belas Artes/UFRJ. Desde antes da graduação já enveredava na Ilustração e Desenho de Humor, paixão que o levou para as Artes Visuais, notadamente à acrílica sobre tela. De volta a Fortaleza, trabalhou no Coletivo MONSTRA, onde produziu trabalhos que versam sobre a História da Arte e Design. Quase sempre acrescenta à produção alguma discussão espirituosa, combinada a ícones do que considera uma nova mitologia, a Cultura Pop. Diversas são as técnicas de que faz uso, trabalhando tanto em grandes e pequenas dimensões, como em suportes variados, do papel ao mural. No dia a dia emprega seu tempo como pintor e ilustrador, além de atuar como professor de Artes e Desenho, entre cursos livres, escolas e centros culturais, tais como Sobrado José Lourenço, Cuca, Porto Iracema das Artes, Caixa Cultural e outros.