Dragão do Mar comemora 26 anos com grande festa no Poço da Draga neste final de semana
Neste domingo, 27 de abril, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura promove uma grande celebração no Poço da Draga, comunidade historicamente ligada ao equipamento, como parte das comemorações pelos seus 26 anos. A festa começa ao meio-dia e reúne uma série de atrações que exaltam a diversidade musical e cultural do Ceará.
A programação inclui roda de choro com o grupo Não Insistas, Rapariga!, apresentação musical de Sérgio Krakowski & Convidados (Arismar do Espírito Santo, Márcio Resende e Tauí Castro), Festa Crioula, coletivo artístico de Fortaleza que surgiu para celebrar corpos negros e LGBTQIA+ na, com participação do coletivo Princesinha de Favela. A tarde segue com o Na Ponta da Agulha e se encerra com o Deixe com Elas, ambos coletivos tradicionais de DJs de reggae de Fortaleza.
Em 2025, o Dragão do Mar comemora 26 anos de trajetória como um dos mais relevantes centros culturais do Ceará e do Brasil. Para marcar os dados, propõe uma comemoração que extrapola seus limites físicos, ocupando territórios vizinhos e reafirmando sua vocação como espaço público de encontros, escuta e diversidade.
“Celebrar os 26 anos do Dragão do Mar extrapola a ideia de uma simples comemoração. É reafirmar nosso compromisso com a cultura como direito e com o território como extensão do nosso fazer. Ao levarmos a programação para comunidades vizinhas, como Poço da Draga, Moura Brasil e Graviola, reafirmamos o Dragão como um espaço vivo, que escuta, dialoga e se conecta com as pessoas e com a cidade”, destaca Camila Rodrigues, superintendente do Dragão do Mar.
Cinema no Poço da Draga
Além disso, neste sábado, 26 de abril, às 18h, o Poço da Draga também recebe uma sessão especial de cinema ao ar livre no Pavilhão Atlântico. Intitulada Cine Formosa, exibição que integra a programação comemorativa dos 26 anos do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Serão exibidos os filmes Mutirão, de Lincoln Péricles; Rua Dinorá, de Natália Maia e Samuel Brasileiro; e Cores e Botas, de Juliana Vicente.
Uma atividade faz parte do projeto Telas Plurais, desenvolvido pelo Cinema do Dragão em parceria com o Núcleo de Articulação Territorial (NAT), com apoio da Secretaria da Cultura do Ceará e recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022). O projeto promove ações de fortalecimento territorial por meio de sessões experimentais de cinema comunitário e formação planejada na área de exibição, com foco na criação e no fortalecimento de cineclubes locais.
Durante os meses de março e abril, uma iniciativa realizou oficinas com moradores de comunidades vizinhas ao Dragão. Agora, os primeiros resultados chegam ao público por meio das sessões abertas, reforçando o compromisso do Dragão com a cultura como direito e com a celebração como gesto de aproximação.
SERVIÇO: Dragão do Mar 26 anos – programação
Sábado (26)
CINE FORMOSA
Local: Pavilhão Atlântico – Poço da Draga
Filmes: Mutirão, de Lincoln Péricles | Rua Dinorá, de Natália Maia e Samuel Brasileiro | Cores e Botas, de Juliana Vicente
Acesso gratuito
Domingo (27)
Local: Poço da Draga (próximo ao Centro Dragão do Mar)
12h – Não insista, Rapariga!, com participação especial de Samya Kassia
13h20 – Sérgio Krakowski
14h30 – Festa Crioula e Princesinha de Favela
16h20 – Projeto Na Ponta da Agulha
17h50 – Deixe com Elas
Acesso gratuito
