Dragão do Mar celebra Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo com programação especial

Entre 22 e 27 de março, o complexo cultural traz programações virtuais e presenciais diárias gratuitas nas linguagens.
 

     Na semana em que são comemorados o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo, efeméride do dia 27 de março, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), complexo cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, realiza a “Semana do Teatro e do Circo”, um ciclo de ações virtuais e presenciais que celebram as linguagens com uma programação completamente gratuita, com apresentações cênicas e conversas ao vivo, entre 22 e 27 de março.
O acesso às apresentações no Teatro Dragão do Mar, todas acessíveis em Libras, ficará condicionado à retirada de até dois ingressos por pessoa na página do Dragão na plataforma Sympla Bileto, sempre a partir das 15h do dia anterior à apresentação, ou na bilheteria física, uma hora antes.

 

Des Amor Daçar – foto Liliane Rodrigues


Webinário

 

     Entre 22 e 24 de março, sempre a partir das 15h, no YouTube do Dragão, o ciclo programático especial traz o webinário gratuito, livre e acessível em Libras “Escritas dramatúrgicas nas artes da cena”, com intérpretes criadores, encenadores(as) e pesquisadores(as) provocando reflexões sobre as concepções de dramaturgia e  escrita cênica como campo expandido de pesquisa e criação na prática artística contemporânea. No primeiro dia,  o dramaturgo Marcos Barbosa discutirá os “Limites de uma ficção sem limites”, fala que será mediada pela atriz, performer, artista sonora e pesquisadora Loreta Dialla. No dia 23, “Pluralidade dramatúrgica nos circos contemporâneos” será o tema discutido pelos artistas e pesquisadores Maria Carolina Oliveira e Diocélio Barbosa, com mediação da artista e coordenadora de produção do CDMAC, Samara Garcia. No bate-papo, os convidados versarão sobre práticas, tendências e variedade de tessituras poéticas e dramatúrgicas na cena cearense.  Encerrando o webinário, no dia 24, a diretora de teatro e artista do Teatro Máquina e Fran Teixeira e o artista de teatro e dança Honório Félix baterão um papo sobre “Montagem/Dramaturgia: trabalho, desvio, composição”, como um processo de fazer, desfazer e refazer dramatúrgico, conversa também mediada por Loreta Dialla.

 

Espetáculos cênicos

     Além das conversas ao vivo, a Semana do Teatro e do Circo apresentará também espetáculos cênicos gratuitos entre quarta e domingo, quase todos às 19h, com exceção do espetáculo de mágica “Sonhos”, com início às 17h.
Na quarta-feira (23), o Cangaias Coletivo Teatral apresentará “O Fantástico Circo do Artista da Fome”. Com atuação e encenação de Luís Carlos Shinoda, em comemoração a uma década de trabalhos ininterruptos do grupo e do artista na cena cearense, o coletivo apresenta a peça inspirada na obra “Um Artista da Fome”(1924), de Franz Kafka, para tratar de questões acerca da profissão do artista na contemporaneidade, a partir de temas como trajetória, ofício e sobrevivência.
Na quinta (24), o Grupo Expressões Humanas apresenta “O Ano que Não Acabou”, espetáculo que conta a história de uma mãe que confina a vida no quarto do filho que desapareceu nos porões da ditadura militar brasileira. Por meio de cenas entrecortadas, o espetáculo pontua fortes críticas a toda repressão ocorrida em 1968 e faz um paralelo com a atual conjuntura política do país, onde os horrores da ditadura e seus algozes são ressaltados sem que nenhuma punição aconteça. Um espetáculo que procura criar uma relação direta entre o passado e o presente para que não se esqueça. Para que nunca mais aconteça.
Na sexta (25), será a vez da Cia Prisma de Artes apresentar “Des Amor Daçar”. Com direção de Herê Aquino, o espetáculo atravessa depoimentos, memórias e histórias vividas e contadas para falar sobre violência doméstica contra a mulher.
No sábado (26), a Cia. Laguz Circo apresenta “Cotidiano Nordestino”. Na apresentação, o palhaço Felipe Abreu faz uma homenagem à cultura nordestina e convida o público a rir de si mesmo.
No domingo (27), às 17h, com “Sonhos” o mágico Goldini exibirá números diversos de ilusionismo que prometem encantar públicos de todas as idades. Encerrando a Semana do Teatro e do Circo, a partir das 19h, a Trupe Motim de Teatro encenará “Pequeno Show de Horrores para Sustos Medonhos”, que, mesclando a palhaçaria e o teatro de animação, apresentará personagens e personificações dos maiores medos da atualidade.

Loreta Dialla

PROGRAMAÇÃO


22 de março (terça-feira)


15h – Webinário “Escritas Dramatúrgicas nas Artes da Cena – Limites de uma ficção sem limites”, com Marcos Barbosa e mediação de Loreta Dialla
No YouTube do Dragão. Gratuito. Livre. Acessível em Libras

 

23 de março (quarta-feira)


15h – Webinário “Escritas Dramatúrgicas nas Artes da Cena – Pluralidade dramatúrgica nos circos contemporâneos”, com Maria Carolina e Diocélio Barbosa e mediação de Samara Garcia
No YouTube do Dragão.Gratuito. Livre. Acessível em Libras

 

19h – Espetáculo “O Fantástico Circo do Artista da Fome”, do Cangaias Coletivo Teatral
No Teatro Dragão do Mar. Gratuito. Livre. 45 min. Acessível em Libras.

 

24 de março (quinta-feira)

 

15h – Webinário “Escritas Dramatúrgicas nas Artes da Cena – Montagem/Dramaturgia: trabalho, desvio, composição”, com Fran Teixeira e Honório Félix e mediação de Loreta Dialla
No YouTube do Dragão
Gratuito. Livre. Acessível em Libras


19h – Espetáculo “O Ano que não acabou”, do Grupo Expressões Humanas
No Teatro Dragão do Mar
Gratuito. Classificação: 16 anos. 50 min. Acessível em Libras.

25 de março (sexta-feira)


19h – Espetáculo “Des Amor Daçar”, da Cia Prisma de Artes
No Teatro Dragão do Mar
Gratuito.Classificação: 14 anos. 60 min. Acessível em Libras.

26 de março (sábado)


19h – Espetáculo “Cotidiano Nordestino”, da Cia. Laguz Circo
No Teatro Dragão do Mar
Gratuito. Livre. 40 min. Acessível em Libras.

27 de março (domingo)


17h – Espetáculo “Sonhos”, do Mágico Goldini
Arena Dragão do Mar
Gratuito. Livre. 50 min.


19h – Espetáculo “Pequeno Show de Horrores para Sustos Medonhos”, da Trupe Motim de Teatro
No Teatro Dragão do Mar
Gratuito. Livre. 45 min. Acessível em Libras.

 

 

Serviço: Ciclo “Semana do Teatro e do Circo” no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Período: de 22 a 27 de março de 2022
Horários diversos
Programações presenciais no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema
Programações virtuais no YouTube do Dragão do Mar (youtube.com/dragaodomarcentro)
Atrações gratuitas.
Mais informações no site do Dragão: www.dragaodomar.org.br

Loreta Dialla

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar