Dos gramados para a areia da praia: Rafael Moura defende Federação Mineira na Copa das Federações de Beach Tennis
O ex-atacante de futebol, Rafael Moura, conhecido como “He-Man”, trocou os gramados pelos campos de areia. O profissional, que marcou época em vários clubes brasileiros, agora veste a camisa da Federação Mineira de Beach Tennis na disputa da Copa das Federações pela categoria 40+.
O atleta, que já havia demonstrado paixão pelo beach tennis, agora se dedica integralmente à modalidade e busca levar Minas Gerais ao pódio na competição.
“O beach tennis é um esporte que me apaixonou e estou muito feliz por poder contribuir para o crescimento da modalidade em Minas Gerais”, afirmou Rafael Moura.
A Copa das Federações de Beach Tennis é uma das principais competições da modalidade no Brasil e reúne as melhores equipes de todo o país. Em 2024, a competição novamente é sedida em Fortaleza e vai agitar a avenida Beira-Mar até o 2 de novembro.
Em 2024, cada estado pôde inscrever até oito equipes, uma para cada categoria: Profissional, Amador A, Amador B, Amador C, Sub-14, Sub-18, +40 e +50. A disputa é realizada no formato eliminatório, onde as equipes competem em partidas de duplas femininas, masculinas e mistas. Para vencer o duelo, uma equipe deve conquistar duas vitórias.
O título de campeão geral é atribuído à federação com o melhor desempenho em todas as categorias, acumulando pontos ao longo da competição. A Federação Gaúcha é a maior vencedora do evento, com três títulos conquistados (2016, 2018 e 2019). As Federações Paulista e a Paranaense seguem com dois títulos cada, conquistados em 2017 e 2021 e em 2022 e 2023, respectivamente. Vale ressaltar que em 2020 a competição não ocorreu devido à pandemia.