Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas é celebrado na Catedral de Fortaleza
Foto: Dom Gregório Paixão ao lado de integrantes da Cáritas Fortaleza
Por Reinaldo Oliveira
Ocorreu no domingo (17/11) na Catedral Metropolitana de Fortaleza a celebração do Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas.
Com início às 11h, o evento religioso foi presidido pelo arcebispo de Fortaleza dom Gregório Paixão e foi organizado pelo Conselho Arquidiocesano de Leigos, Pastorais Sociais, Famec/Obra Lumen e Cáritas Fortaleza, fazendo parte das atividades desenvolvidas pela Arquidiocese de Fortaleza em alusão ao Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas: VIII Jornada Mundial dos Pobres, com uma série de atividades de solidariedade e atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade.
A programação incluiu, além da missa presidida por dom Gregório Paixão, um almoço servido a 120 pessoas em situação de vulnerabilidade, apresentação musical, testemunhos de vida e bazar solidário.
A Arquidiocese de Fortaleza promoveu também outros eventos relacionados ao laicato, como: Encontros de Formação para Cristãos Leigos e Leigas, Semana dos Cristãos Leigos, Simpósio Arquidiocesano do Ano do Laicato.
Em sua homilia, Paixão ressaltou os esforços que a Igreja Católica faz para dar assistência às pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, afirmando ainda que “os governos, quaisquer que sejam, devem fazer a parte que lhes cabe”.
Após o término da cerimônia religiosa, dom Gregório Ben Lâmed Paixão acompanhou o serviço de refeição prestado no subsolo do templo católico às pessoas em situação de vulnerabilidade social quando ainda convidou os fiéis a rezar um Pai-Nosso, fazendo-lhes esclarecimentos e se deixando fotografar entre os presentes.
Comemorado desde 1991 na Solenidade de Cristo Rei, o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas ocorre no último domingo do ano litúrgico e foi instituído pela Assembleia Geral do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), seguindo a tradição da Ação Católica, que celebrava a renovação das promessas batismais e a missão dos leigos em todo o mundo.