Dia Nacional do Café: como desfrutar o “cafezinho” preservando a saúde dos dentes
5,12 quilos de café são consumidos por pessoa ao ano. O forte hábito de tomar um “cafezinho” é inofensivo ou pode manchar e causar outros danos aos dentes? A chave para desfrutar a bebida mantendo um sorriso saudável e bonito está em seguir algumas dicas.
O Dia Nacional do Café, celebrado em 24 de maio, destaca a forte presença dessa bebida nas vidas de todos nós. O “cafezinho” reina nas nossas casas, em momentos com amigos e família e até nas reuniões de negócios. Bebida afetiva, simboliza aconchego, pausa feliz e turbinada na energia. Ao mesmo tempo, muitas pessoas se perguntam: o hábito de tomar um “cafezinho” prejudica os dentes? Para esclarecer essa questão e orientar sobre como saborear a bebida sem comprometer o sorriso, vale conferir as dicas de um profissional com mais de 19 anos na odontologia, Davi Cunha, dentista especialista em implantodontia.
O café pode, sim, afetar os dentes, afirma Davi Cunha. “As moléculas escuras do pigmento da bebida podem penetrar na estrutura do dente, que é porosa, e se fixarem, causando o amarelamento ou manchas. A temperatura quente do cafezinho tradicional dilata os poros dos dentes, abrindo mais o caminho para o pigmento”, explica o dentista. “Quanto mais excessivo for o consumo, em quantidade e frequência, maiores são os riscos de amarelamento; de sensibilidade (dores nos dentes ao ingerir alimentos gelados e quentes), pois a acidez do café tem uma ação corrosiva; e de cáries, quando o líquido é adoçado com açúcar”, acrescenta.
Para minimizar os danos aos dentes causados pelo consumo de café, Davi Cunha recomenda as seguintes dicas:
1. Depois de beber café, fazer um simples bochecho com água ou com enxaguante bucal ou o ideal, que é escovar os dentes: a higienização remove o pigmento e a acidez; e o flúor do creme dental mineraliza os dentes, fortalecendo-os.
2. Após o consumo, comer alimentos adstringentes, aqueles que dão a sensação de “travar a boca”, como maçã, laranja, abacaxi, caju: são agentes naturais de limpeza e equilíbrio do pH bucal.
3. Evitar adicionar açúcar: em excesso, causa danos à saúde bucal, pois os resquícios que ficam entre os dentes podem causar cáries.
4. Evitar o consumo em excesso: desfrutar um bom cafezinho com moderação reduz a ação dos elementos nocivos, como pigmento e acidez, ajudando a ter um sorriso saudável e bonito.
Café em números
Cada pessoa consome 5,12 quilos de café por ano no Brasil. O consumo cresceu 7,47% entre 2021 e 2022. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). O Brasil é o segundo maior consumidor de café no mundo, atrás somente dos EUA.
Sobre Davi Cunha
Davi Cunha é graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especializado em implantodontia e possui mestrado em farmacologia pela mesma instituição. Com mais de 19 anos de experiência em implantes dentários, é pioneiro, no Ceará, na técnica de implante zigomático, que propicia aos pacientes terem todos os dentes fixos em apenas três dias, sem a necessidade de enxerto ósseo; uma solução rápida e eficiente para recuperar o sorriso e a autoconfiança que já beneficiou 2.467 pacientes do especialista.