Dia Internacional da Higiene Menstrual: apenas 4 em cada 10 pais discutem o tema com seus filhos

Marca Libresse® trata a menstruação de forma neutra, em termos gênero, e defende um diálogo aberto entre pessoas com útero

Que toda menina e adolescente viva sua menstruação sem tabus e estigma – esse é um dos principais propósitos da Essity. Nos últimos anos, a empresa sueca, líder em soluções de higiene e saúde, tem se concentrado em quebrar barreiras e normalizar o período feminino, graças ao trabalho que realiza com sua marca Libresse®. Dessa forma, a empresa promove a inclusão, ensinando a todos sobre seus corpos, mudanças físicas e emocionais.

Em um estudo de higiene e saúde, a Essity relatou que 6 em cada 10 pais (homens) falam sobre menstruação com suas filhas, mas apenas 4 em cada 10 pais abordam o tema com seus filhos.

“A menstruação é uma questão que não tem gênero, portanto a Essity defende um diálogo aberto entre meninas e meninos, fornecendo soluções adequadas aos cuidados, para que vivam este processo livremente”, afirma a diretora de Marketing da marca, Hazel Villarreal.

É por isso que, no Dia da Higiene Menstrual, comemorado em 28 de maio, a Essity se orgulha em ser uma das primeiras marcas a se referir ao assunto de forma natural e apropriada, tendo sido a pioneira em utilizar a cor vermelha, para reproduzir o sangue, em suas comunicações.

A Essity, por meio de sua marca Libresse®, também visa quebrar o silêncio e abrir o diálogo sobre o período e tratar a higiene menstrual não apenas como uma conversa fugaz, mas para colocá-la como um tema central e consistente para a igualdade de gênero, os direitos humanos e o desenvolvimento correto de todos que menstruam.

Para levar os pilares da educação, inclusão e diversidade a mais pessoas, a Libresse®, nomeou a ginecologista e escritora, Marcela Mc Gowan, como embaixadora da marca, de forma a aproximar os jovens sobre o tema. “É importante que a sociedade desmistifique a menstruação. Nas minhas palestras e mesmo nas redes, as palavras mais associadas ao tema são medo, nojo e vergonha. Temos que tratar a menstruação como ela é, algo natural e cíclico, que acontece com todas as pessoas que têm útero”, explica a influenciadora digital.

Em 2021, influenciadora e marca criaram a websérie #MenstruaçãoReal que, em cinco episódios, trouxe a discussão “homens que menstruam”, “a primeira menstruação em diferentes gerações e culturas”, “amar x odiar menstruação”, “homens entendem de menstruação?” e “como um pai pode dialogar com a filha que vai menstruar”.

Na Essity assumimos a responsabilidade de reconhecer que ainda existem estigmas e tabus relacionados à higiene menstrual e nos encarregamos de acabar com esses preconceitos e começar a normalizar a menstruação, para que nenhuma pessoa com útero se envergonhe desse ciclo tão natural”, finaliza o Vice-Presidente de Vendas e Marketing da Essity para o Cone Sul, Victor Hernández Albiter.

 

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