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Dia do Têxtil: Uma indústria que veste o Brasil e o resto do mundo

21 de abril é o Dia do Têxtil. A data confirma a importância e o impacto significativo da indústria têxtil na economia e na sociedade do Brasil e do mundo inteiro.

O setor tem um grande impacto na economia e na empregabilidade do país. Mais de 24,3 mil unidades produtivas formais operam em todo o país e faturam mais de R$190 bilhões, de acordo com dados da Inteligência de Mercado (IEMI) atualizados em fevereiro deste ano.

A Altenburg, uma empresa centenária que fabrica peças para cama e banho, acompanhou todas as fases do processo de industrialização e hoje celebra a data com resultados cada vez mais animadores. A empresa faturou cerca de R$670 milhões em 2023 e espera crescer 20% até 2024. “Temos muito a celebrar, especialmente os avanços alcançados ao longo da história com a fabricação de tecidos inteligentes. Estes tecidos não apenas oferecem conforto e estilo, mas também possuem propriedades funcionais, como regulação térmica”, destaca o presidente, Tiago Altenburg.

O segmento que foi pioneiro na industrialização, movimenta bilhões de dólares anualmente e continua a crescer devido à demanda por uma variedade de produtos têxteis em diversos setores. A Altenburg pretende dobrar de tamanho em três anos. A expectativa é chegar em 2027 com receita acima de R$1,2 bilhão.

O Dia do Têxtil também é uma ocasião para homenagear e reconhecer o trabalho dos milhões de trabalhadores da indústria têxtil em todo o mundo. O setor emprega cerca de 1,33 milhão de empregados formais e, se forem adicionados os trabalhadores indiretos, dos quais 60% são de mão de obra feminina, os números sobem para 8 milhões. “Os nossos profissionais, com suas habilidades e dedicação são fundamentais para garantir a produção dos tecidos de alta qualidade que vestem lares em todos os cantos do mundo”, afirma Tiago.

Tiago afirma que a indústria têxtil brasileira tem um enorme potencial de crescimento devido à demanda doméstica e internacional, à inovação tecnológica e à crescente preocupação com a sustentabilidade. Segundo ele, manter-se competitivo no mercado significa investir continuamente em inovação e melhorias nos processos produtivos. Além disso, é um desafio garantir a responsabilidade social do setor e a preservação ambiental adotando práticas sustentáveis ​​em todas as etapas da cadeia têxtil. Desta forma, é fundamental buscar novas tecnologias e soluções que aumentem a produtividade, a qualidade e a competitividade da indústria têxtil brasileira.

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