Dia do Sushi: iFood recebe quase 4 milhões de pedidos mensais do prato japonês
Jantar de fim de semana é o período do dia com maior demanda por esse tipo de comida no delivery. No Nordeste, o Ceará é o segundo estado com mais pedidos.
O Dia do Sushi no Brasil é comemorado nesta sexta-feira, 1º de novembro. O iFood, empresa brasileira de tecnologia, realizou um levantamento que mostra que esse prato recebeu quase 4 milhões de pedidos por mês em 2024, considerando o período de janeiro a setembro, e passou a figurar como a sexta comida mais consumida na plataforma (incluindo também sashimi e temaki nessa contagem).
Quando se analisa a culinária japonesa como um todo, ela aparece como a quarta mais requisitada no iFood, com 48 milhões de pedidos mensais. Nessa especialidade, 72% dos restaurantes cadastrados são pequenos e médios, mostrando como a plataforma é um ótimo exemplo da diversidade do empreendedorismo no país. Na lista de estados que mais consomem sushi no iFood na região Nordeste, o Ceará aparece na segunda posição, com 984 mil pedidos de janeiro a setembro de 2024. O estado fica atrás apenas de Pernambuco, que tem 1.4 milhão de pedidos. A Bahia ocupa a terceira posição com 693 mil pedidos. Além disso, a culinária japonesa é a quinta mais pedida no Nordeste pelo app do iFood.
“Além de oferecer diferentes culinárias e conveniência ao cliente, o delivery tem sido uma importante alavanca para os empreendedores do setor de restaurantes. A comida japonesa é exemplo disto: tem ganhado cada vez mais consumidores e crescido no app, gerando um impacto positivo para todos os estabelecimentos cadastrados, em especial aos pequenos e médios, que encontram no iFood parte relevante da renda”, afirma Arnaldo Bertolaccini, COO (chefe de Operações) do iFood.
O impacto positivo, citado pelo executivo, foi traduzido na pesquisa realizada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), divulgada em setembro deste ano, que analisou a geração de postos de trabalho em pequenos estabelecimentos, de até cinco funcionários, que passaram a operar no iFood de 2017 a 2020. A conclusão é que esses restaurantes geraram, em média, 10% mais postos de trabalho formais do que um estabelecimento semelhante fora do aplicativo. “A pesquisa traz números do ‘efeito iFood’ no setor de restaurantes, com destaque aos pequenos, e a gente entende nosso papel no apoio ao crescimento desses estabelecimentos, com melhoria constante de ferramentas e cursos educacionais de graça adaptados às necessidades deles”, acrescenta Bertolaccini.
Sushi no jantar ou no café da manhã?
A noite é o período preferido dos brasileiros para pedir o prato da culinária japonesa, sendo 28 milhões de entregas realizadas, de janeiro a setembro de 2024, nesse período do dia, tanto durante a semana quanto aos sábados e domingos. O número representa mais de 80% de todos os pedidos. No almoço, por sua vez, foram 5,2 milhões.
Embora seja menos comum, o sushi também é uma opção para o café da manhã dos brasileiros. De janeiro a setembro, foram realizados 60,8 mil pedidos do prato no período da manhã. Já de madrugada, foram 326,5 mil entregas do prato em todo o país.