Dia do Consumidor: especialistas analisam o cenário e dão dicas para varejo e consumidores
Profissionais destacam a importância do planejamento estratégico para aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pela data
O Dia do Consumidor, data celebrada anualmente no dia 15 de março, se tornou um dos eventos importantes do calendário varejista brasileiro. E em 2023 ele mostrou, mais uma vez, seu potencial. Uma análise da Neotrust revelou um crescimento de 3,8% no ticket médio em comparação com o ano anterior. As categorias que mais se destacaram em termos de faturamento foram: Eletrodomésticos, Saúde, Alimentos & Bebidas e Eletroportáteis. Entre as categorias que mais cresceram em vendas, Alimentos & Bebidas aparece na quarta posição, demonstrando a relevância da data para o setor supermercadista.
O Dia do Consumidor foi inspirado no discurso feito pelo ex-presidente norte-americano John F. Kennedy, em 1962, homenageia os direitos dos consumidores, sendo uma oportunidade para as empresas alavancarem suas vendas e fidelizarem seus clientes.
Leandro Rosadas, economista e especialista em gestão de supermercados, destaca a importância da data “o Dia do Consumidor é uma oportunidade única para o varejo. As empresas que se prepararem com antecedência e oferecerem uma experiência de compra diferenciada certamente colherão bons frutos”, revela.
Para aproveitar ao máximo a data, é essencial adotar uma abordagem estratégica abrangente. Seguindo as sugestões de Leandro Rosadas, destaque-se com ofertas atrativas, como “leve 3 pague 2”, promova brindes personalizados e benefícios exclusivos para fidelizar clientes. “Priorize uma experiência de compra eficiente, investindo em atendimento qualificado e tecnologia para otimizar a logística. Além disso, mantenha a proximidade com os clientes por meio de programas de fidelidade e promoções exclusivas, e monitore de perto os resultados para aprimorar futuras estratégias”, destaca o especialista.
Para a educadora financeira e fundadora do Instituto Soaper, Aline Soaper, a data pode apresentar boas oportunidades para fazer compras, mas requer atenção. “Para aproveitar as promoções da semana do consumidor, sem se endividar ou sobrecarregar o orçamento, o consumidor deve fazer um planejamento para saber quanto do orçamento já está comprometido e quanto de novas parcelas ele pode assumir. Se está em um momento de poucos recursos financeiros, deve dar prioridade para comprar somente o necessário. Para facilitar a decisão, faça uma lista do que realmente você está precisando e compare os valores das ofertas para saber se é realmente uma boa oportunidade”, explica.
A educadora financeira também alerta que em qualquer promoção o importante é a pesquisa de preços. Isso por que, segundo a especialista, nem sempre os preços promocionais estão realmente baratos ou vantajosos. Por isso, para não acabar caindo em um “falso desconto”, é importante pesquisar bem antes os preços do produto desejado em diferentes lojas. “Dessa forma, o consumidor vai saber identificar se, na Semana do Consumidor, qual promoção está valendo mesmo a pena, ou se vale esperar, e de repente juntar o dinheiro para comprar o item que você tanto quer, a vista, evitando assim uma dívida a prazo”, finaliza Soaper.
Sobre Leandro Rosadas
Leandro Rosadas é economista e especialista em gestão de supermercados, hortifrutis, atacarejos, padarias e açougues. Formado em economia pela UFRRJ, o carioca já atuou como professor universitário e consultor no mercado de varejo. Hoje, Rosadas é considerado uma das maiores referências entre os especialistas do seu segmento, sendo responsável pela formação em gestão de mais de 9 mil proprietários de supermercados Brasil afora.