Dia da Mulher: Agenda Tarsila indica melhores eventos para conhecer um pouco mais sobre as artistas modernistas
Crédito foto: Editora Cecerelê
Cursos, palestras, e-book e jogos podem mostrar como as personalidades influenciaram a cultura brasileira
Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Zina Aita e Pagu foram nomes marcantes que fizeram história na Semana de Arte Moderna de 1922. Ainda em uma época (anos 20) em que se falava pouco sobre o espaço da mulher na sociedade, as modernistas mostraram o poder feminino na arte e na cultura brasileira, quebrando padrões.
Em homenagem a elas, a Agenda Tarsila indica quatro eventos para conhecer um pouco mais sobre estas mulheres que abriram caminhos para o protagonismo feminino na arte:
Palestra discute participação das mulheres na Semana de Arte Moderna
Em 2022 comemoramos os cem anos da Semana de Arte Moderna e a participação de artistas mulheres no evento é sempre comentada, mas nem sempre de forma aprofundada. A palestra As Mulheres na Semana de 22 pretende abordar a trajetória de duas artistas plásticas, Anita Malfatti e Zina Aita, analisando suas formações e os trabalhos expostos no Teatro Municipal. A palestrante é a professora Patrícia Raffaini, autora do livro Esculpindo a Cultura na Forma Brasil. Essa atividade faz parte da programação O Avesso do Avesso – Uma antropofagia da Semana de 22 que ocorrerá durante todo o ano de 2022. O evento será na Biblioteca Monteiro Lobato- Rua Dr. Fláquer, 26 – Centro – São Bernardo do Campo – SP, dia 19/03, das 14h às 15h. A participação é gratuita. Para saber mais informações, acesse Agenda Tarsila.
Curso apresenta as mulheres que tiveram influência na vida de Mário de Andrade
O curso Sete Mulheres na Vida de Mário, ministrado por Laura Escorel, apresenta aquelas que tiveram papel marcante na trajetória do escritor modernista. O objetivo do curso é refletir sobre a presença delas em sua vida, apresentando momentos da obra do escritor relacionados a elas. A iniciativa vai de 08/03 a 20/03, das 19h às 21h, é gratuita. Para mais informações, acesse Agenda Tarsila.
E-book relembra história de modernistas
A 4ª Campanha por mais Mulheres Escritoras, iniciativa do Canal Sororidade junto ao Fórum Social Mundial, criou o e-book gratuito da coletânea Mulheres Maravilhosas na Semana de Arte Moderna – 1922-2022. O objetivo da obra é incentivar mulheres de todas idades a publicarem seus textos, já que muitas por motivos diversos deixam seus escritos na gaveta, no caderninho ou mesmo no HD do computador. Para mais informações, acesse Agenda Tarsila.
Editora cria jogo da memória com a Tarsila e outras mulheres brasileiras
Um contraponto às telas onipresentes em nossas vidas. Criações que ensinam, divertem, educam e evocam um tempo de trocas lúdicas, interativas, de olho no olho e muito aprendizado. Com o jogo da memória Memorelas, da Editora Cecerelê, é possível gravar na memória a história de Tarsila do Amaral e mulheres brasileiras. São 15 pares ilustrados + 1 par de peças em branco para você desenhar e incluir a mulher que quiser no seu jogo, além de um livrinho com a minibiografia das mulheres. Não é apenas um jogo de memória, tem até 3 opções para jogar. Para mais informações, acesse Agenda Tarsila.
Sobre a Agenda Tarsila
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo lançou, em setembro do ano passado, a Agenda Tarsila, um braço fundamental do projeto “Modernismo Hoje”, concebido pela pasta para celebrar o legado da Semana de Arte Moderna de 1922. A iniciativa é um guia especial e único sobre a temática. Além de acompanhar a programação, o público poderá conferir a história do movimento modernista, curiosidades, galerias de fotos, entrevistas exclusivas com familiares, artistas contemporâneos e pesquisadores dos principais personagens que lançaram tendência no Movimento Modernista. O projeto também disponibiliza conteúdo nas redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook, TikTok e Youtube) com diversas novidades envolvendo o centenário. Toda a gestão e produção da Agenda Tarsila é realizada pela Organização Social Amigos da Arte.