Dia da Criança: Hospital Luís de França promove oficina de culinária para pacientes internados
As equipes de nutrição e hotelaria responsáveis conduziram os participantes para um local apropriado onde eles puderam preparar o próprio lanche. O cardápio contou com cupcake confeitado, salada de frutas e shake divertido. Cada criança recebeu um avental e um chapéu de chef personalizado da ação, além de um certificado de “Pequeno Chef”, nome dado à ação. Os pacientes que não puderam ir até o local da atividade, receberam os ingredientes no quarto para também participarem.
O “Pequeno Chef” é uma iniciativa do projeto “Apaixonados pela Vida”, que tem como objetivo a promoção de ações que acolham e cuidem com excelência os clientes durante a experiência hospitalar em todas as unidades da Hapvida NotreDame Intermédica pelo Brasil.
Ação promove aprendizado e inclusão
Segundo a diretora médica de Projetos e Cuidados Especiais da Hapvida NotreDame Intermédica, Dra. Franciane Gonçalves, a iniciativa transcende a recreação e proporciona benefícios como os da aprendizagem, uma vez que cozinhar estimula a criatividade, melhora o raciocínio, leitura e atividades manuais, além de aprimorar a coordenação motora e reforçar noções de nutrição e higiene.
“O objetivo da ação ‘Pequenos Chefs’ é ressignificar esse momento da internação, fazendo com que nossos pacientes possam, nem que seja por um período, esquecer que estão em um hospital e se divirtam. Além disso, essa ação transcende a recreação, pois cozinhar gera aprendizagem, estimula a criatividade, melhora o raciocínio, aprimora a coordenação motora e reforça noções de nutrição e higiene”, ressalta.
Além disso, quando as crianças são incluídas no momento do preparo da refeição, elas ficam mais receptivas a inserção de novos alimentos no cardápio. O momento também contribui para a construção de uma percepção positiva a respeito do momento da refeição.
Gastronomia Ped
Outra ação do mês de outubro é o Gastronomia Ped, na qual as crianças irão receber refeições especiais, adornadas de forma lúdica, uma vez por dia. Já aquelas que possuem baixa aceitação alimentar, irão receber essas refeições durante todo o tratamento para estimular a alimentação.