DFB Festival comemora XXV anos com destaque para arte, diversidade e valorização do artesanato no terceiro dia de evento
O DFB Festival — Dragão Fashion Brasil — continua sua jornada de sucesso no terceiro dia de sua edição comemorativa de XXV anos, realizada no Centro de Eventos do Ceará. Nesta sexta-feira (26), o evento destacou-se pela rica programação que celebrou a moda autoral, arte e a importância da capacitação profissional de artesãs.
Programação do Summit
A programação começou com uma série de palestras no DFB Summit, abordando temas essenciais para a moda contemporânea. Alexandre Bojar iniciou com a palestra “Match Artesanato e Moda: Sobre o programa Minas Moda Autoral — Edição Belo Horizonte”, oferecendo insights valiosos sobre a integração entre artesanato e moda.
Em seguida, a palestra “Economia circular está na moda!”, com a participação de Iury Melo, Cláudio Silveira, Beatriz Fiuza e Rebeca Wermont, discutiu a relevância da economia circular no cenário da moda. Rafael Studart, no intervalo sustentável com Vida BR, compartilhou dicas práticas sobre materiais sustentáveis e inícios de projetos autorais.
Encerrando as atividades do Summit, Luiz Goi liderou uma conversa livre no espaço Conexões e Sebrae, abordando a autoralidade, sustentabilidade e empreendedorismo, criando um ambiente propício para o networking e troca de experiências.
Celebração da arte no Ceará
Um dos momentos mais memoráveis do dia foi o brinde realizado por Cláudio Silveira e Mariana Furlani, celebrando a galeria de arte dentro desta edição comemorativa. “É uma homenagem à riqueza cultural e artística do Ceará. É uma celebração da nossa diversidade e da criatividade que nos cerca”, destacou Cláudio.
Programação de desfiles
A passarela do DFB Festival foi palco de desfiles que emocionaram o público. O tradicional Concurso dos Novos contou com as participações da Uniateneu, Unifor, Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Desfiles autorais de Bruno Olly, Melk ZDA, Baba e Catarina Mina emocionaram o público.
No último desfile, Cláudio Silveira, idealizador do DFB, realizou um momento especial, presenteando as artesãs com uma cartilha de modelagem em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor). Ele reforçou a importância da capacitação para o desenvolvimento do setor: “Esse é o DFB, qualificando, para que a gente possa ter cada vez mais um produto moderno, modelado, para que vocês possam vender. Esse é o nosso propósito: qualificar vocês para a gente ter produtos do Ceará em todo o país”, comentou.
Programação de shows
A programação musical manteve a energia alta com apresentações de Dj Xarada, Baile Marrom, Wavzin e Má Dame, proporcionando um encerramento vibrante para a noite.
Confira a programação neste sábado (27)
Programação do Summit
Painel Istituto Europeo di Design — IED
Tema: Ancestralidade na moda
Palestrantes: Rodrigo Tremembé, Sofia Gama e Julia Vidal
Horário: 16h30
Talk
Tema: DFB 25 anos — Dragão em transformação
Palestrante: Cláudio Silveira e convidados
Horário: 17h10
Intervalo sustentável com vida BR
Tema: Considerações sustentáveis
Palestrante: Rafael Studart
Horário: 17h55
Desfiles
18h — Concurso dos Novos: resultado
20h — Lino Villaventura: desfile especial de encerramento
Shows
22h – Johnny Hooker
***Espaço sujeito à lotação
DFB 2024
Idealizado por Cláudio Silveira, o mega evento acontece pelo segundo ano consecutivo no Centro de Eventos do Ceará. O DFB celebra um ano marcante com novidades em seu formato e um novo posicionamento, reforçando o compromisso com a moda consciente e a valorização do “handmade”.
O festival se destaca por sua programação gratuita, democrática e plural, que inclui desfiles autorais, shows, o tradicional Concurso dos Novos, um espaço dedicado a negócios sustentáveis e um panorama completo do design cearense.
O DFB XXV coincide com o Ano do Dragão no calendário chinês, símbolo de força, criatividade, expansão e boa sorte. Essa energia inspiradora se traduz na programação do evento, que visa impulsionar a moda brasileira para um futuro promissor.
O DFB Festival 2024 é apresentado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura. Com apoio cultural da ENEL (@enelbrasil), mídia partner TV Verdes Mares, realização da Associação Artesanias do Ceará e Empório Lokar. Apoio institucional da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará, @secretariadoturismodefortaleza, e Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) @secultceara, nos termos da Lei 13.811, de 16 de agosto de 2006.
Serviço
DFB Festival XXV
Data: 24 a 27 de julho (quarta a sábado)
Local: Centro de Eventos do Ceará — Av. Washington Soares, 999 — Edson Queiroz — Fortaleza–CE
Instagram: @dfbfestival