Desarmamento
Posiciono-me a favor do desarmamento da sociedade brasileira, porque compreendo sermos provindos de sociedade patriarcal e que, por conseguinte de estímulos psicológicos midiáticos violentos, assim como a desigualdade social como fatores que induzem seres pertencentes a nossa sociedade a praticarem violência.
Todos possuem responsabilidades a serem cumpridas: laboral, estudantil, religiosa, moral, familiar e que nos aproximam da verdade. Destacam-se os cuidados reforçados que temos de ter com nossas crianças e adolescentes; cuidados de afeto, respeito e educação.
A divisão da sociedade em grupos, ao invés do consenso também tem gerado violência. Lógico que todos temos direitos a legítima defesa, assim como devemos, principalmente, cumprirmos nossas obrigações para que nossos direitos sejam preservados.
A polícia e ao exército cabem a utilização de armas. São pessoas treinadas que passaram por concurso público. Assim como outras autoridades possuem esse direito. Vimos à guerra na Ucrânia em que inocentes perderam a vida. Qual o sentido de uma guerra no ano de 2023, ao invés das pessoas se unirem, elas escolheram outro caminho?
Então quem anseia à paz deve ter aversão a qualquer tipo de violência. Quem busca o entendimento e o transforma em compreensão buscou servir, antes da recompensa.
André Pimentel Sabóia
Advogado
OAB-CE. 28.109