Desafio de startup abre portas para minorias
Aceleradora de campanhas tem como objetivo formular soluções para impulsionar e baratear candidaturas progressistas, dando visibilidade a profissionais eleitorais com perfil de diversidade
O Desafio Novos Progressistas, lançado pela Baselab (a primeira aceleradora de campanhas progressistas do Brasil) e as organizações co-realizadoras ElasNoPoder, EngajaNegritude(Educafro), Movimento Acredito e Aliança LGBTI+, tem como objetivo impulsionar novos talentos de minorias no mundo profissional de campanhas eleitorais. Grupos de até 04 pessoas já podem se inscrever até dia 01/10 pelo site www.baselab.cc/
O perfil esperado para os participantes do Desafio é de pessoas que façam parte de grupos socialmente minimizados, sejam pessoas pretas, LGBT, Mulheres, Pessoas de periferia, PCD ou indígenas, que são pouco representados em equipes eleitorais. Os grupos serão selecionados com base em critérios de representatividade territorial no Brasil, aderência as causas progressistas e diversidade no grupo. Durante o período de inscrições, a Baselab.cc disponibilizará conteúdos gratuitos, para nivelamento técnico dos interessados e inscritos, sobre construção de campanhas eleitorais progressistas.
O desafio será feito em um formato similar ao de um hackathon, em que o propósito será desenvolver soluções para campanhas eleitorais progressistas, com foco em perfis eleitorais representativos previamente definidos, durante um final de semana (02 à 04/10), com a ajuda de mentores da Baselab.cc e das organizações co-realizadoras. Os relatórios produzidos pelos grupos estarão disponíveis publicamente. Os grupos serão avaliados segundo critérios de Inovação, mobilização, comunicação e estratégia.
Os grupos que tiverem a maior pontuação em “Inovação em campanha”, “Mobilização e voluntariado” e “Comunicação eleitoral” receberão uma premiação de R$1.200,00 e a devida publicidade como os melhores no Brasil nessas áreas de campanha. Além disso, o melhor grupo em “Estratégia eleitoral – Conjunto da obra” receberá um prêmio de R$2.200,00 e receberão a devida publicidade como Novos talentos em estratégia eleitoral progressista, sendo devidamente recomendados para nossa rede de cerca de 1000 campanhas eleitorais progressistas atendidas ou impactadas em 2020.
A iniciativa das instituições co-realizadoras mira em corrigir a desigualdade social presente nas camadas políticas, dando visibilidade a novos profissionais eleitorais, especialmente aqueles que pertençam a “minorias’ pouco representadas em posições de poder na política nacional.