Dentista dá dicas para não descuidar da saúde bucal das crianças e adolescentes nas férias

Nesse período de férias,  o traumatismo dentário é frequente nos serviços de urgência odontológica, sendo a avulsão dentária uma lesão comum especialmente em crianças e jovens. Essa condição acontece quando um dente é completamente deslocado do osso devido a um trauma. O coordenador do curso de Odontologia da Estácio Ceará, Roni Lima, explica que este tipo de lesão é mais comum em crianças e adolescentes, especialmente entre os 7 e 9 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade. “A causa principal geralmente envolve acidentes esportivos, quedas, acidentes de trânsito ou agressões físicas”, alerta.

 

Uma resposta rápida e adequada é fundamental para o sucesso no tratamento de avulsão dentária. Roni listou os passos recomendados pelo dentista:

 

1. Encontre o dente avulsionado e manuseie-o pela coroa, evite tocar a raiz para não danificar as fibras periodontais.

 

2. Se o dente estiver sujo, lave-o brevemente com água corrente. Não use sabão ou esfregue o dente.

 

3. Mantenha o dente hidratado. Coloque-o em leite, solução salina ou saliva. Evite armazená-lo em água pura.

 

4. Se possível, reimplante o dente no alvéolo imediatamente. Caso não seja possível, mantenha o dente hidratado até chegar ao dentista.

 

5. Procure um dentista ou pronto-socorro odontológico o mais rápido possível. O sucesso do tratamento é maior se o dente for reimplantado em até 30 minutos após a avulsão.

 

A prevenção da avulsão dentária envolve a educação sobre medidas de segurança e a promoção do uso de equipamentos de proteção. “O uso de protetores bucais durante esportes de contato é eficaz para prevenir lesões dentárias e crianças pequenas devem ser supervisionadas durante brincadeiras e atividades físicas para evitar quedas. Pais, treinadores e professores devem ser educados sobre os procedimentos de primeiros socorros para avulsão dentária e a importância de buscar atendimento odontológico imediato”, recomenda Roni.

 

A educação contínua e a promoção de práticas de segurança podem ajudar a reduzir a incidência de avulsão dentária e melhorar os resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar