Data Magna e a equidade racial no mercado de trabalho
Mais do que manter viva a memória e o legado dos envolvidos na abolição pioneira da escravidão no país, a Data Magna do Ceará, celebrada neste 25 de março, coloca ainda mais luz sobre as posturas que adotamos no presente e o impacto delas, no futuro, acerca da questão racial. Entre estas ações está a de promover a equidade de raça no mercado de trabalho, compromisso assumido pela Ambiental Ceará, empresa que firmou Parceria Público-Privada (PPP) com a Cagece para universalizar o saneamento em 24 municípios do Estado.
A Ambiental Ceará é uma empresa da Aegea, líder em saneamento no Brasil, que criou o programa “Respeito Dá o Tom” para promover a equidade nas oportunidades de acesso à empresa e de crescimento profissional dos colaboradores que se autodeclaram pretos e pardos, e fomenta ações que contribuam com a educação e conscientização em prol do combate à discriminação racial.
A Aegea também assumiu o compromisso de aumentar a representatividade de talentos negros e de mulheres em cargos de liderança, subindo de 17% para 27%, e de 32% para 45%, respectivamente. Essa meta, dentre outras iniciativas dentro da agenda ESG, levou a companhia a ser a primeira do setor de saneamento, na América Latina, a captar R$ 500 milhões em sustainability- linked bonds (SLB), instrumentos de dívida atreladas ao alcance de metas de sustentabilidade.