Cuidado com o canto da sereia do Black Friday! Número de inadimplentes cresceu 2% em setembro

Novembro é época de Black Friday, mês em que o consumidor costuma gastar mais do que o esperado. A sexta-feira tão esperada é uma das datas comerciais mais comemoradas por clientes e lojistas. E, como existe muito apelo por parte do comércio em geral, muitas pessoas gastam além da conta, entrando em dívidas que não consegue pagar.

No Brasil, milhões de brasileiros se encontram com o nome negativado. Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o número de devedores cresceu 2% em agosto de 2019, em relação ao mesmo período do ano passado. Só no mês de setembro, o número de inadimplentes aumentou cerca de 1,3% em comparação ao mesmo período de 2018.

Uma das explicações para esses dados é a taxa de desemprego, que ainda é bastante alta. Para Edemilson Motoda, presidente da KSL Associados – empresa especializada em cobrança – a educação financeira é um dos principais pontos para sair das dívidas. “Isso é algo primordial – planejamento – para que os gastos sejam menores do que o valor dos ganhos mensais. Além disso, para aqueles que já estão com contas em atraso, é importante que busquem o seu credor com o objetivo de negociar, evitando assim o acúmulo de encargos e juros”.

Uma boa negociação acontece mais facilmente quando o atendimento ao endividado é humanizado, já que o diálogo entre cobradores e inadimplentes se torna mais flexível em casos de contratempos ou fatalidades, como desemprego, redução da renda, divórcio ou morte. “Na KSL nós orientamos os nossos colaboradores a sempre negociar caso a caso e sempre tentar conhecer os motivos que os levaram à situação de inadimplência, pois só dessa forma, é possível oferecer uma opção mais adequada a cada pessoa”, comenta Edemilson.

Mesmo com o ritmo acelerado de reincidentes – gente que saiu do vermelho, mas voltou a dever – é possível observar que o número de contas em atraso registrou queda de -2,5% no mês setembro, em comparação com mesma época de ano de 2018, segundo dados Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). O percentual foi a quarta redução seguida e mais significativa desde dezembro de 2017.

Ainda segundo levantamento da KSL, entre junho e agosto deste ano, houve uma média de 65% de recuperação (dívidas negociadas) em todas as regiões e segmentos em que a empresa atua. Se considerado apenas o setor de automóveis, o Norte se destaca com 83,14% de recuperação nas dívidas, seguido pelo Nordeste com 75,68%, Centro Oeste com 74,98%, Sudeste com 64,59% e Sul com 56,35%.

 

Sobre a KSL

Com mais de 20 anos no mercado, a KSL Associados atua no segmento de crédito e cobrança, contribuindo para o desenvolvimento de um do setores que mais cresceu nos últimos anos. Inicialmente atuando exclusivamente na área de cobrança, especialmente amigável, a empresa cresceu e se desenvolveu atuando assim, em todos os pontos de contato com o cliente.

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