Cresce o número de pequenos negócios com dívidas em atraso; especialista em marketing de vendas dá dicas
“Os empresários de pequenos, médios e grandes negócios podem achar um caminho promissor para seus empreendimentos com o investimento no marketing”, explica
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), três em cada 10 negócios apresentam dívidas em atraso. Entre os motivos apontados estão a perda do poder de compra das famílias e a diminuição no faturamento das empresas.
O levantamento foi feito entre os dias 23 e 31 de janeiro deste ano com dados de amostragem de 6.802 empresas de todos os estados do Brasil. O estudo constatou que o número de empresas com dívidas em aberto saltou de 24% em agosto de 2022 para 27% em janeiro de 2023 entre os pequenos negócios.
O cenário leva a instabilidades e dívidas cada vez maiores. No entanto, aqueles empreendedores podem se reestruturar com o auxílio do marketing de vendas. É o que afirma o especialista em marketing e vendas, Bruno Falcão, que dá dicas sobre o tema. “Os empresários de pequenos, médios e grandes negócios podem achar um caminho promissor para seus empreendimentos com o investimento no marketing”.
“Em primeiro lugar, é importante identificar novas oportunidades de vendas”, esclarece o especialista, “fazer uma pesquisa de mercado, analisando as tendências dos consumidores ajuda a chegar a novas oportunidades de venda, fazendo o negócio gerar receita adicional”.
Bruno também afirma que a fidelização dos clientes que já compram da marca pode ajudar o empreendedor a aumentar suas vendas. “Ofertar promoções exclusivas é uma opção para quem quer atrair os clientes costumeiros e aumentar os ganhos”.
Muito se tem falado sobre a experiência do cliente. O especialista explica que o marketing de vendas prioriza a vivência do consumidor, “assim, se a empresa consegue fazer com que o cliente tenha uma experiência positiva, aumenta também a possibilidade de recomendação para terceiros”.
A atração de novos clientes é fundamental para a reestruturação. “Isso pode ser feito através de campanhas de publicidade segmentadas, oferta de promoções e descontos, dentre outros”, conclui.
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