Consultoras cearenses lançam o projeto “Empresariar Para Elas” no intuito de ajudar mulheres empreendedoras da periferia de Fortaleza
No Brasil, o empreendedorismo feminino ainda é algo bastante desafiador e que enfrenta muitas adversidades. A conversão de mulheres empreendedoras individuais em donas de negócio é 40% menos quando comparada aos homens, conforme pesquisa do SEBRAE. O porque dessa diferença pode ser explicado quando analisamos as motivações que levam homens e mulheres a empreender.
Quando a mulher empreende ela não enxerga propriamente uma oportunidade de negócio, mas sim, a necessidade de ter uma renda complementar. Há ainda, outros aspectos a serem analisados nesse contexto, como por exemplo, os entraves para conseguir financiamento, preconceitos no ambiente de negócios, dificuldade em conciliar as demandas profissionais e familiares, e algo ainda muito forte e presente em nossa cultura, e que tem impacto no universo do empreendedorismo feminino: em situações profissionais, as mulheres precisam provar sua capacidade técnica, muito mais que os homens. Dessa forma, observamos que mulheres empreendedoras precisam ter uma dose extra de confiança em seu negócio e também em si mesmas.
Carla Pinheiro e Mariana Furtado são duas empreendedoras cearenses motivadas a desmistificar o papel da mulher na sociedade. Prestando serviço na área de Gestão Empresarial e Desenvolvimento de Pessoas, as sócias laçaram um (SUPER) projeto com o objetivo de ajudar outras mulheres a desenvolver e profissionalizar seus negócios. Diretoras da FASI Consultoria elas visualizaram um déficit de suporte técnico e emocional para as mulheres que empreendem, então criaram o Empresariar Para Elas.
“O preconceito ainda pulsa em nossa sociedade. Capacitar as mulheres para atuarem nos segmentos que escolherem, dando-lhes poder de decisão e capacidade de escolha, também no mundo dos negócios, é um dos objetivos do Empresariar para Elas, ressalta Carla.
O projeto traz de forma simplificada, e com uma linguagem acessível, os aspetos estratégico, tático e operacional de um negócio. Vendas, Finanças, Marketing e Gestão são as bases que irão nortear e capacitar o desenvolvimentos dos negócios das mulheres brasileiras. “Nosso maior objetivo é fazer com que as mulheres se sintam fortalecidas e capazes de competir, de igual para igual em qualquer segmento”, ressalta Carla.
O Empresariar para Elas conta com aulas online , workshop mentorias, ferramentas para mensuração dos resultados alcançados e um Ebook para suporte. A seleção será realizada através de inscrição no site fasice.com.br. “A mulher empreendedora tem um papel fundamental na transformação social do nosso pais” completa.
Para participar do projeto, basta enviar um email para contato@fasice.com.br contando um pouco de sua história, com foto anexo e foto do produto ou empreendimento a ser trabalhado.