Conselho Cidadão delibera soluções para gestão do lixo em Fortaleza
A quinta e última sessão do Conselho Cidadão retoma neste sábado (7), no Teatro São José, às 9h, as discussões sobre os resíduos sólidos da capital cearense. Na ocasião todas as propostas de ação que vinham sendo construídas pelo grupo nos encontros anteriores serão revistas e aprovadas pelos moradores sorteados. O documento final será protocolado na segunda-feira (9) e entregue à Prefeitura.
“É um ponto culminante da deliberação, pois só irão para o documento os itens que tiverem consenso ou mais de 80% de aceitação”, explica Silvia Cervellini, coordenadora do Delibera Brasil, coletivo responsável pela iniciativa e facilitação do Conselho.
A ação faz parte do “Projeto Conselho Cidadão: Vencer o Desafio do Lixo – Uma Fortaleza Viva e com Mais Saúde para Todos”, encabeçado pela Prefeitura em parceria com a ONG NewDemocracy Foundation e com o coletivo Delibera Brasil, além de apoio do Undef, Fundo Geral das Nações Unidas para incentivar esforços de democratização em todo o mundo. Três projetos estão sendo financiados pelo programa da ONU (Organização das Nações Unidas) para demonstrar os benefícios das práticas inovadoras de democracia: um na África, um na Ásia e um na América Latina. Fortaleza foi a cidade latino-americana escolhida para desenvolver o projeto-piloto.
Até o momento, o grupo de 40 cidadãos sorteados aleatoriamente se reuniu em quatro sessões. Os dois primeiros encontros foram instrumentalizados por convidados especializados no assunto, como representantes das secretarias municipais, agentes de fiscalização, líderes de associações empresariais, das indústrias e de redes de catadores. No segundo encontro, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) reafirmou seu compromisso e sua aposta na participação cidadã. “A ideia aqui não é só buscarmos soluções novas para a gestão de resíduos sólidos de Fortaleza, mas também novas maneiras de fazermos política, de forma mais direta e inovadora”, afirmou o prefeito.
Nas outras duas sessões foram levantadas e debatidas algumas questões sobre o destino do material coletado nos ecopontos, a implementação da coleta seletiva na cidade e os recentes investimentos em educação ambiental na região.
Neste quinto e último encontro será elaborado um documento pelo Conselho Cidadão. O relatório deve ser analisado pela prefeitura que trará uma devolutiva prevista para a segunda quinzena de janeiro. A entrega será pública e contará com a presença do prefeito, do Conselho Cidadão, das secretarias envolvidas e de Ian Walker, diretor da newDemocracy, ONG australiana parceira do projeto.
“Estamos muito confiantes que as recomendações do Conselho Cidadão significam uma oportunidade inédita para a Prefeitura demonstrar como cidadãos podem ajudar a construir políticas públicas integradoras dos diversos interesses envolvidos, pensando no que é melhor para toda a população hoje e no futuro”, finaliza Cervellini, coordenadora do Delibera Brasil.
Serviço
5a Sessão do Conselho Cidadão
Data: 07 de dezembro (sábado)
Horário: 9:00 às 17:00
Local: Teatro São José
Endereço: Rua Rufino de Alençar, 299-327 – Centro, Fortaleza – CE
Sobre Delibera Brasil
Fundado em 2017, o coletivo Delibera Brasil é uma organização sem fins lucrativos e suprapartidária que objetiva contribuir para o fortalecimento e aprofundamento da democracia brasileira, ao promover e viabilizar a deliberação cidadã. Essa nova forma de participação cidadã ajuda governos, lideranças políticas, movimentos, comunidades e coletividades a encaminharem decisões difíceis e complexas, com foco no bem comum.