A distância, a geografia remota e a falta de meios de transporte adequados, sempre foram um grande desafio para que comunidades indígenas espalhadas pelo Xingu recebessem cuidados médicos especializados. Porém, a introdução de uma tecnologia de ponta voltada à telessaúde, os desafios anteriormente enfrentados estão sendo superados.
Em recente expedição que serviu para validar a aplicabilidade da tecnologia TytoCare, os profissionais de saúde que atendem a comunidades indígenas no Xingu tiveram a oportunidade de testar a realização dos exames físicos remotamente em tempo real e atestar sua eficiência. “O TytoCare nos permitiu armazenar os dados alterados do exame físico, para compará-los na próxima expedição”, comentou Anna Clara Rabha, diretora médica da Tuinda Care, distribuidora oficial do TytoCare no Brasil.
O TytoCare emerge como uma solução médica abrangente, que empondera os povos originários e os profissionais de saúde que já prestam serviço localmente, permitindo realizar exames médicos básicos com o auxílio de um profissional de saúde remotamente. Dotado de uma câmera de alta resolução, um estetoscópio, um termômetro e sensores diversos, o dispositivo está interligado a um aplicativo intuitivo. Assim, a busca por atendimento médico, até então uma tarefa árdua, se torna acessível e fácil.