Comunidade do Dendê em Fortaleza-CE recebe evento de mobilização do Censo 2022
No dia 25 de março, a comunidade do Dendê no Bairro Edson Queiroz em Fortaleza sediou importante ação de divulgação e recenseamento promovida pela Superintendência Estadual do IBGE no Ceará (SES/CE). O evento fez parte do Dia Nacional de Mobilização do Censo nas Comunidades, que ocorreu em diversos pontos em todo o país com ações semelhantes em outros aglomerados subnormais (conhecidos como comunidades, favelas, grotas, baixadas, vilas, palafitas etc). O objetivo da mobilização nacional foi tanto conscientizar sobre a importância da operação censitária, como também providenciar o recenseamento daqueles moradores que ainda não haviam respondido ao questionário.
Coordenadores do Censo, supervisores e recenseadores, além do Superintendente da SES/CE, Francisco Lopes, estiveram reunidos na sede da Associação de Amigos e Moradores do Bairro Edson Queiroz (AME) para promover a ação. Panfletos, balões e faixas foram utilizados para convidar a população não-recenseada a comparecer ao local. Além disso, foi feita divulgação na imprensa, com a presença de diversos veículos.
O presidente da AME, Pedro Caúla, foi bastante solícito com a equipe do IBGE. Antes do evento, ele gravou um vídeo de divulgação, que foi distribuído via redes sociais para a população da comunidade. Além disso, Pedro ofereceu as instalações da Associação como ponto de apoio para a ação de mobilização. “A atualização do Censo é de extrema importância tanto para nós da Comunidade do Dendê, como também para todo o estado do Ceará e para o Brasil, porque é através do Censo que as políticas públicas chegam a quem realmente precisa”, pontuou o líder comunitário.