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Como explicar o poder do empreendedorismo para quem procura oportunidades?

Família Borges revela o legado da união familiar no mundo empresarial
A vida da família Borges, natural do Nordeste brasileiro, nem sempre foi fácil. No início, foi preciso fazer muitos sacrifícios e, como todo bom nordestino, foi preciso também botar o pé na estrada para encontrar as oportunidades. Bater de porta em porta para vender produtos fez essa família aprender como pensam os clientes, o que esperam de um serviço, como funciona a arte da negociação e o que podemos fazer para cativar o respeito e a confiança de cada consumidor em potencial. Pode parecer simples, mas empreender tem os seus desafios, mas também vantagens, algo que essa família soube aproveitar e é por isso que a hoje conhecida empresa “Borges Eletromóveis” ganhou destaque nessa região do Brasil.
Um dos gestores da empresa é Thalison Borges, um jovem que tem como responsabilidade cuidar do planejamento estratégico e de marketing da “Borges Eletromóveis” que conta com 250 funcionários diretos e indiretos. A empresa atua no ramo do varejo de móveis e eletrodomésticos no Rio Grande do Norte e na Paraíba. Thalison não esconde o orgulho em recordar o passado.
“Há muito tempo, o meu pai vendia sulanca de porta em porta. No decorrer das suas vendas, os seus clientes começaram e pedir outros produtos além dos que ele já vendia. Foi quando ele teve a ideia de trazer estes produtos, que eram eletrodomésticos e móveis, para vender no sistema de crediário próprio, como ele já fazia com a sulanca. Assim nasceu a “Borges Eletromóveis”, comenta.
Empreendedorismo como fator de crescimento
Por essas e outras razões, Thalison Borges não duvida da importância do empreendedorismo para quem quer mudar de vida e assegura que o segredo do sucesso pode estar na forma como enxergamos as oportunidades.
“O empreendedorismo sempre esteve e está presente na minha vida, pois, para todas as
 situações, penso de forma empreendedora.
 No meu dia a dia, sempre estou buscando aprender com os erros e também por meio de exemplos e modelos de outras pessoas. Por mais difícil que seja a situação, nunca desisto, sempre há uma solução”, destaca Borges, que considera fundamental ter em mente que é sempre possível evoluir e apresentar melhores produtos para os seus clientes.
“Acredito que valores como coragem e proatividade vão determinar o êxito de quem quer empreender. Pois, muitas vezes, temos uma excelente ideia de negócio ou produto e procrastinamos muito para colocá-los em prática com a mentalidade de que temos que estudar mais ou nos capacitarmos mais para aplicá-la.
 Dessa forma, perdemos o tempo certo de uma oportunidade. Tenho a convicção de que só teremos um produto eficiente se o lançarmos no mercado, de forma gradual, para poder sentir e observar os feedbacks dos clientes, e só assim conseguir um produto bom para ser escalonado. Ou seja, empreender é ter uma atitude proativa e agir antecipadamente para resolver os problemas do seu serviço ou produto.
 Nada é perfeito e pode ser sempre melhorado”, elucida Borges, que sustenta que a manutenção da empresa familiar está muito ligada às lições tiradas da “arte de empreender”.
“Empreender foi fundamental para o nosso crescimento e para vencermos as adversidades do próprio mercado e dos desafios da nossa região. Creio que o bom empreendedor tem que ter a capacidade de observar primeiramente a si, ou seja, como proceder diante de situações diversas de acordo com a sua percepção de mundo formada pelas suas crenças e contexto de vida. Devemos enxergar que cada um tem um modelo de mundo resultado do lugar em que nasceu e das pessoas com quem conviveu. Embora muitas vezes algumas pessoas e as suas concepções aconselhem a não arriscar temendo que não dê certo. Penso que devemos levar em consideração o pressuposto de que se uma pessoa conseguiu, outra também é capaz de conseguir, independentemente do lugar onde nasceu e das condições que tem”, considera Borges.
“Legado e história”
Este empreendedor conhece bem o papel da família num contexto profissional e de mercado. Toda a estrutura da empresa é pensada em termos de liderança, confiança e no processo de desenvolvimento dos negócios aproveitando as capacidades individuais dos familiares mais próximos.
“Ao todo, somos uma família de sete pessoas, onde quatro membros atuam diretamente na empresa. Hoje, a direção da empresa é formada por Francisco Borges, que é o meu pai e diretor de compras; Bernadete Borges, que é a minha mãe e diretora da parte financeira; Frederico Borges, que é o meu irmão e diretor administrativo; e eu, que sou diretor de planejamento estratégico e marketing. O meu papel na empresa é desenvolver estratégias de marketing, definir canais de comunicações específicos, planejar e definir campanhas, bem como conduzir o processo de posicionamento estratégico da empresa analisando oportunidades e desenhando as políticas e processos, além de criar os fluxos e funções das áreas”, afirma Borges, que ressalta que toda empresa com esse perfil deve aproveitar a experiência dos precursores do negócio e utilizar a inovação para marcar presença no mercado e se destacar em meio a outros empreendimentos.
“O nosso maior legado é a nossa própria história de superação diante de todas as dificuldades que a vida e as situações nos deram e, mesmo iniciando numa cidade de apenas três mil habitantes, enfrentando todas as adversidades e estando sob a influência de crenças limitantes que se têm nesse contexto, conseguimos tomar proporções que, para muitos, jamais iríamos conseguir. Para quem tem uma empresa familiar como a minha, posso falar que unir a experiência do fundador e os valores com o acesso ao conhecimento da nova geração é uma boa receita para o sucesso”, sublinha Borges.
“Tornar o negócio cada vez mais digital”
A “Borges Eletromóveis” conta com unidades no Rio Grande do Norte e na Paraíba. No total, são 16 lojas físicas nas cidades de Alexandria/RN, Almino Afonso/RN, Antônio Martins/RN, Belém do Brejo do Cruz/PB, Brejo do Cruz/PB, Campo Grande/RN, Caraúbas/RN, Jardim de Piranhas/RN, Janduís/RN, Messias Targino/RN, Paraú/RN, Patu/RN, Paulista/RN, Upanema/RN, São Bento/PB e Parnamirim/RN. E, mesmo diante da pandemia de Covid-19, que abalou muitas empresas, Thalison Borges reforça que o grupo já pensa em crescimento e expansão.
“Vamos investir no e-commerce e na expansão da marca na região”, conta Borges, que avalia que o coronavírus veio acelerar o processo de digitalização da empresa.
“Estamos nos reinventando e tornando o negócio cada vez mais digital. Estamos com canais de vendas via Internet e investindo em logística. Tornamos o negócio mais digital para que as pessoas tenham cada vez menos necessidade de um contato físico, evitando o risco de contágio e sempre seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde”, comenta.
Thalison Borges tem pela frente novas decisões num mundo pós-Covid-19. Não está em causa apenas a saúde financeira de uma empresa, mas sim a continuidade de uma história familiar, que está longe de ter um final

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