Como evitar um envelhecimento dentário precoce? Dr. Ramon Benevides responde
Faz parte da nossa vida ter que envelhecer, é obrigatório, todos sabem disso. E com os dentes não é diferente, visto que eles mudam também com o passar dos anos. O que poucos sabem, no entanto, é que isso pode trazer diversos problemas fisiológicos, além de psicológicos.
“Um sorriso que outrora era lindo, perde completamente sua harmonia e pode causar problemas ao portador como depressão, baixa autoestima e vergonha de sorrir, por exemplo”, apontou o o dr. Ramon Benevides, especialista em Prótese Dentária e em Implantodontia.
“E muitas pessoas, infelizmente, se privam de viver momentos porque têm vergonha que outras pessoas vejam seu sorriso prejudicado. Isso está errado”, lamentou o doutor.
“Esse processo de velhice é natural e todos nós passaremos por ele, mas, felizmente, podemos passar com qualidade e um pouco mais de tranquilidade. Nesse momento, surge o papel do dentista na prevenção e correção”, disparou o profissional, alertando para evitar tais problemas no futuro.
“A prevenção se inicia desde cedo com limpeza periódica. Nesse caso, é notado alguma alteração em estágio inicial, como cáries, que podem ser tratadas de forma simples”, celebrou.
A pessoa que tem dentes de tamanhos diversos, amarelados, tortos, desgastados ou quebrados, cheios de remendos nas laterais, além de dentes ausentes e mordida profunda: esse é o cenário mais encontrado do envelhecimento dentário. Contudo, pode ser revertido.
“Para evitar uma piora no futuro, a pessoa precisa da correção desses problemas, que pode ser feito, por exemplo, com coroas em porcelana pura, lentes, clareamento e implantes que recuperam a forma natural que os dentes tinham antes”, continuou Dr. Ramon.
“Em resumo, ao notar que seu sorriso está tirando sua qualidade de vida, procure um especialista em reabilitação para te devolver a alegria de sorrir. Não deixe para última hora”, alertou. “Não vacile”, finalizou o especialista.