Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

Comércio é o setor que pretende fazer mais investimentos ao longo do ano, aponta Boa Vista

A pesquisa, trimestral, também identificou que o maior foco destes novos investimentos será em “Produtos e Serviços”

24 de julho de 2019 – Diferentemente do 1º trimestre de 2019, quando a Indústria (71%) registrou maior otimismo em novos investimentos ao longo do ano, no 2º trimestre foi o Comércio (53%) que se mostrou mais otimista quando questionado se pretende investir no próprio negócio. Serviços (49%) e Indústria (44%) vieram na sequência, respectivamente. A constatação é da Pesquisa Perspectiva Empresarial feita pela Boa Vista, com cerca de mil empresários, em todo o país.

Ao comparar os tipos de investimentos, a pesquisa constatou que “Tecnologia” supera “Pessoal e Força de Trabalho” e “Novos Produtos e Serviços”, de um modo geral. Já quando comparados os investimentos por setor, “Tecnologia” parece ser prioridade para o Comércio que registrou um aumento de 7p.p. (pontos percentuais). Na Indústria, investir em “Tecnologia” se manteve similar entre os trimestres. E em Serviços, apesar do investimento ser maior em “Tecnologia” no 2º trimestre, o setor registrou queda se comparado ao 1º trimestre. A imagem abaixo tem os detalhes:

Faturamento
De acordo com a pesquisa, a perspectiva de faturamento piorou entre todos os setores, com destaque para a Indústria que apresentou queda de 77% para 56% (2ºTri18 versus 2ºTri19) dos que esperam faturar mais. Já no Comércio, a expectativa de faturar mais caiu de 65% para 61%, e de 69% para 56% entre os empresários do setor de serviços.

Inadimplência 
Cresceu de 12% para 28% o percentual de empresários da Indústria que esperam por um aumento na inadimplência do negócio no decorrer do ano. A perspectiva de dificuldades para manter as contas em dia também aumentou para os empresários do Comércio, de 14% para 21%, e de Serviços, de 15% para 22%.

Endividamento
A perspectiva para a diminuição do nível de endividamento no 2º trimestre de 2019 caiu no setor da Indústria (de 48% para 39%). O Comércio é o mais otimista e registra crescimento de 4 pontos percentuais (de 43% para 47%). Para a Serviços, o percentual se manteve estável (47%).

Busca por crédito
Na comparação entre o 1º e o 2º trimestre de 2019, também se observou maior intenção de demandar crédito, principalmente na Indústria (aumento de 18p.p). O Comércio também demonstrou maior intenção (de 44% para 48%). A exceção é o setor de Serviços, que registrou uma queda de 40% para 33% entre os respondentes que devem demandar crédito no decorrer do ano.

Dos empresários da Indústria que demandarão crédito, 38% utilizarão para pagar empréstimos e credores (eram 19% no 1ºTri19), 50% irão realizar novos investimentos e 12% querem alavancar o capital de giro. A imagem abaixo contém os detalhes:

O link a seguir contém os infográficos que ilustram de modo geral estes dados por setor. Acesse!

Metodologia
A Pesquisa Perspectiva Empresarial – 2º Trimestre (evolutivo 2018 e 2019) buscou identificar a percepção dos empresários do ponto de vista econômico e as perspectivas para o ano de 2019. Para a sua realização foi usada a metodologia quantitativa com coleta de informações, por meio de pesquisa eletrônica via internet. O seu universo é representado cerca de mil empresas dos diferentes setores de Comércio (atacadista e varejista), Serviços (Instituições Financeiras e Construção Civil) e Indústria. Para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 95% de grau de confiança, e margem de erro de 3%, para mais ou para menos.

SOBRE A BOA VISTA

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar dados em soluções para os desafios de clientes e consumidores.

Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores.

A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Por isso, Cadastro Positivo é na Boa Vista.

Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no portal consumidorpositivo.com.br.

Atualmente é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.

Dados estão em toda parte. O que a Boa Vista faz é usar inteligência analítica para transformá-los em respostas e soluções às necessidades e desejos dos consumidores e empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.