Combata o estresse do fim do ano com a atividade física: especialistas revelam os benefícios

O final do ano é um período marcado por diversas comemorações, mas também por muita correria e estresse. Para auxiliar na busca por mais bem-estar, a atividade física se mostra uma aliada poderosa.
Segundo Dr. Luis Pontes, clínico geral e emergencista, “a prática regular de exercícios é fundamental para a saúde física e mental, especialmente em momentos de grande pressão como o fim do ano. Ela ajuda a reduzir o estresse, melhorar o sono e aumentar a sensação de bem-estar”.
Rayson Lucas, professor de musculação do Grupo Top Up, complementa. “Durante o exercício, o corpo libera endorfinas, substâncias químicas que atuam como analgésicos naturais e geram sensação de bem-estar. Além disso, a atividade física reduz os níveis de cortisol e adrenalina, que são os hormônios associados ao estresse”, comenta.
Os benefícios da atividade física para a saúde mental vão além da liberação de endorfinas. Rayson Lucas destaca outros pontos importantes. “A prática regular melhora o sono, essencial para reduzir o cansaço e o estresse. Além disso, o exercício pode melhorar a percepção corporal e a autoconfiança, combatendo a ansiedade”, revela.
A atividade física também proporciona a oportunidade de fazer novas amizades e interagir com outras pessoas. De acordo com os especialistas, qualquer tipo de atividade física pode contribuir para a redução do estresse, desde que seja praticada de forma regular. Entram atividades aeróbicas como natação, corrida e dança.
O exercício físico também influencia diretamente a qualidade do sono. “A ciência já sabe que o exercício aumenta o tempo de descanso no estágio de sono profundo (rem), esse sono profundo é responsável pelo fortalecimento imunológico, recuperação celular e muscular”, finaliza o médico Luis Pontes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar