Com veículos usados em alta no país, escolher o modelo mais econômico reflete também nas manutenções

Para economizar no bolso, as manutenções preventivas superam as demandas corretivas nas oficinas mecânicas

As oficinas mecânicas representam um dos setores aquecidos com a comercialização de carros usados (a partir de quatro anos) e seminovos (até três anos). Com manutenções e revisões anuais que podem fazer o motorista desembolsar cerca de R$ 1.700,00 nos modelos mais populares até R$ 3.000,00 por mês nos modelos acima de R$ 100.000,00, a LS Centro Automotivo, localizada na Cidade dos Funcionários, em Fortaleza (CE), alerta que a planilha de despesas deve incluir a revisão básica, o desgaste natural e a manutenção periódica, além do abastecimento.

Com base nos dados da Federação dos Revendedores de Veículos Usados (Fenauto), que aponta para 1/3 da frota com mais de 13 anos rodando no Brasil – 5.721.760 veículos até dezembro de 2024 -, o especialista Leonardo Mendonça dá uma dica importante para quem está pensando em comprar um veículo nessas condições. “Antes mesmo de fazer a avaliação mecânica na oficina de sua confiança, observe o tipo do motor, se as peças são fáceis de conseguir no mercado nacional e a revisão recomendada daqui para frente”. As marcas Chevrolet, Fiat, Renault, Toyota e Volkswagen, conforme explica Leonardo, possuem as manutenções mais baratas. Já as mais caras são de modelos Suzuki Jimmy, Chery Tiggo 2, Nissan Versa, Nissan March, Citroen C4 Lounge e Jeep Renegade.

No caso da linha luxo, que inclui Audi, BMW, Porsche e Mercedes-Benz, as manutenções podem ultrapassar R$ 60.000,00 no decorrer de 10 anos de uso apenas nesta última marca. “Como muitas pessoas dizem, é verdade, o carro é como um filho. A manutenção preventiva vale mais do que a corretiva, pois evita problemas mais sérios e onerosos com reparos de emergência. Há de se observar, que os custos com um veículo vão além do preço negociado na compra e tudo precisa ser colocado na ponta do lápis, incluindo também IPVA, licenciamento, estacionamento e lavagem”. Com o crédito cada dia mais difícil devido aos juros altos e o preço inicial do zero quilômetro a partir de R$ 70.000,00, os usados e seminovos têm sido a saída para quem busca economizar e também conforto para deslocamentos ao trabalho ou lazer.

Há, ainda, uma outra categoria que necessita de manutenções mecânicas e revisões. Estamos falando dos carros de colecionadores, que representam hoje 3,2 milhões de unidades no país. Segundo um estudo realizado pela JDA Research para a Federação Internacional de Veículos Antigos (FIVA), somente este nicho movimenta R$ 32,6 bilhões por ano, sendo que R$ 16,1 bilhões são destinados para manutenções. Diferentemente dos carros usados no dia a dia, esses modelos percorrem pequenas distâncias ao longo de um ano, chegando em média 779 quilômetros. “Cabe observar que esses modelos de colecionadores exigem uma mão de obra especializada e a atenção com a manutenção deve ser redobrada”, ressalta Leonardo Mendonça.

No Ceará, por exemplo, segundo dados do mês de novembro do Ministério do Transportes, o carro mais antigo está registrado em Limoeiro do Norte, sendo o ano de 1914. Na capital cearense, estão três veículos fabricados em 1927; seis de 1928; 20 de 1929; três de 1932; um de 1933; quatro de 1934 e 103 de 1951. Já em Guaramiranga e Pacajus, há um de 1929 em cada; no Crato e em Quixeré, um de 1941 em cada; em Aracati, Boa Viagem e Ubajara constam, cada município, com um modelo do ano 1948, e três em Juazeiro do Norte; em Maranguape, um de 1946; e em Sobral tem um de 1947. Ainda de acordo com o estudo da JDA Research, quatro em cada 10 modelos clássicos são das marcas Volkswagen e Chevrolet.

Fique atento!

– Revisão básica: troca de filtros e óleos para prevenir falhas mecânicas e garantir a segurança do motorista e passageiros

– Desgaste natural: verificação do sistema de freios, pastilhas e discos de freio

– Manutenções periódicas: tanto pode ser atrelada à quilometragem como tempo de uso, com atenção especial para a correia dentada, velas de ignição, bateria e fusível, entre outros

Serviço:

LS Centro Automotivo
Endereço: 
Avenida Júlio Jorge Vieira, 860, Cidade dos Funcionários, Fortaleza – CE
Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas; aos sábados, das 8 às 12 horas
Formas de pagamento: cartão em até 10 X sem juros e PIX, além de boletos mediante aprovação de cadastro para Pessoa Jurídica
Informações: (85) 3279-6640
Instagram: @lscentroautomotivo

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