Com modelo de negócios totalmente digital empreendedor sai da periferia e alcança o sucesso em meio à crise
Apesar da crise financeira causada pela pandemia do coronavírus no Brasil e em todo o mundo, que forçou empresas a fecharem as portas e causou milhões de demissões em todo o ocidente, muitas empresas estão se reinventando e crescendo apesar do cenário de retração da expectativa de crescimento para este ano projetada pelo Banco Central.
O mineiro Mateus Ferreira é um destes empreendedores que se reinventaram mesmo em tempos de crise para prosperar e vencer. Com um modelo de negócios baseado totalmente nas plataformas digitais, usando o Instagram, WhatsApp e plataformas de vendas online, ele se tornou líder de vendas de carros no estado de Minas Gerais e um dos top 3 da capital, Belo Horizonte, em relação a quantidade de carros em estoque. Mateus revela como conseguiu em apenas 140 dias bater todos esses recordes:
O Começo
Mateus Ferreira conta como tudo começou: “Sempre fui determinado e acreditei que com fé em Deus e estando dentro da visão de crescer e prosperar iria chegar aos meus objetivos. Sou um menino que vim da periferia, do bairro Céu Azul, zona norte de Belo Horizonte e passei por muitas dificuldades na minha vida, mas mesmo assim, com esta fé, eu consegui mudar a minha história de vida. Com 12 anos saía todo dia de casa com uma caixa com 50 coxinhas para vender e não aceitava voltar se não fosse com a caixa vazia, o que acontecia todos os dias. Ali eu descobri o meu talento e a minha paixão, que é vender.”
Momentos de dificuldade
O empreendedor relata algumas dificuldades que teve de superar para chegar ao sucesso: “Eu com 17 anos me mudei pra Ipatinga e só tinha um colchão. Morava em um quartinho, uma quitinete, no segundo andar de um prédio antigo, onde eu tinha que mandar as baratas para dentro do rodapé toda noite. E haviam muitas.”
Mateus revela que já passou privações financeiras severas, que o levaram a não ter comida durante dias: “Enquanto eu passava fome eu me alimentava de esperança. Eu lia um livro do Sullivan Sola, chamado Princípios de Autoliderança. Essa foi a única literatura que eu me alimentei e esse livro mudou a minha vida. Dali pra frente decidi que ia mudar a minha história para sempre.”
Caminho para o sucesso
Mateus relata como chegou a se tornar o maior vendedor de carros de Belo Horizonte: “Fui taxista e Uber, mas depois consegui um emprego em uma loja de roupas no shopping como vendedor e ali desenvolvi ainda mais o meu talento. Sempre disputei a liderança de vendas durante 9 meses. Depois disso tive uma oportunidade dada pelo dono de uma concessionária de mostrar o meu talento nas vendas de automóveis, que sempre foi o meu objetivo no mundo das vendas e acabei por surpreender com o fruto do meu trabalho. Desde o início eu sempre quis vender automóveis e cheguei preparado. Desde então, tornei uma autoridade em vendas e resolvi abrir o meu próprio negócio, há pouco mais de 140 dias.”
Investimento no digital para vencer a crise
Mateus estourou no mercado através dos vídeos que postava no Portal AutoShopping, que o fizeram bastante conhecido na região, e também através do alto engajamento que gera através das redes sociais no seu perfil do Instagram, aproveitando todo o poder de alcance desta plataforma para converter likes em vendas: “decidi investir no online por enxergar que seria o melhor caminho em um cenário de crise, mesmo antes da emergência do coronavírus. Hoje todo o meu atendimento ao público é digital. Tenho uma sala com diversos veículos tendo acesso fechado para a rua, mas meu WhatsApp e meu Instagram não param de vender, graças ao renome e a credibilidade que consegui construir neste mercado. Hoje eu tenho mais encomendas do que carro em estoque.”
A Auto Portal Carros
Hoje, Mateus trabalha com venda de novos, seminovos e consignação e atende aos clientes por encomenda: “comecei com uma mesinha em um coworking. Minha empresa tem pouco mais de 140 dias. Hoje nós temos aqui na Av. Raja Gabáglia a maior sala do andar e somos líderes de vendas, a ponto de eu ter absorvido todo estoque de carros de uma loja muito grande, pela eficiência da venda do Auto Portal”.
Mudando realidades através do testemunho de vida
O empreendedor conta que hoje através dos negócios do seu próprio testemunho de vida busca mudar realidades: “Eu achei que meu ministério era subir no púlpito de uma igreja para ser um pastor, para pregar, mas acredito que Deus me colocou a missão de mudar a vida das pessoas e o ambiente de onde eu estou de outro modo e motivando pessoas a vencer na vida. Meu objetivo de vida é mostrar que as pessoas que saíram de onde eu sai que elas podem chegar lá.”
Os planos para o futuro são de expansão dos negócios, abrindo uma filial em São Paulo, maior mercado consumidor do Brasil.