Com empresas buscando acordo, pedidos de recuperação judicial caem 8,7% em maio
Serasa Experian traz uma série de iniciativas para ajudar pequenos empresários neste momento |
O Brasil encerrou o mês de maio com uma queda de 8,7% nos pedidos de recuperação judicial se comparado com o mesmo mês de 2019, quando 103 empresas haviam entrado com requisições, é o revela o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações Judiais. Na comparação com abril deste ano, que registrou 120 solicitações, houve uma retração de 21,7% nos pedidos.
Entre as 94 empresas que entraram com pedidos de recuperação judicial no último mês de maio, 54 são micro e pequenos negócios. As empresas de porte médio somam 28 pedidos, ao passo que as grandes companhias totalizaram 12 requisições. Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, os números ainda não refletem totalmente os impactos do isolamento social, uma vez que os processos para protocolar o pedido de recuperação judicial exigem prazos legais. Além disso, a crise generalizada tem estimulado credores e devedores a buscarem acordos antes da execução das dívidas. “Está havendo um movimento de negociação entre as partes, o que permite às empresas em situação de dificuldade ganharem um pouco mais de tempo para se organizarem. Muitos bancos estão prorrogando o prazo de vencimento de dívidas e ampliando a carência”, lembra Rabi. “Ainda que o ambiente seja da busca pelo acordo neste momento, o prolongamento da instabilidade econômica fará com que haja crescimento no volume de empresas em situação de insolvência no segundo semestre. Mesmo com o início da reabertura gradual da economia em algumas cidades, a recuperação econômica no curto prazo é improvável e as empresas continuarão com dificuldades no fluxo de caixa, para manter a folha salarial e honrar compromissos com fornecedores, sendo que os negócios de menor porte e os recentemente criados deverão ter uma maior representatividade entre os que encerrarão suas atividades”, projeta Rabi. Em um mês, dobra o número de empresas do comércio que pediram recuperação judicial O indicador ainda mostra que no acumulado de janeiro a maior deste ano, foram protocolados 471 pedidos de recuperação judicial, número próximo aos 474 observados em igual período do ano passado, o que representa uma leva retração de 0,6% no período. Dentre as ocorrências neste ano, as micro e pequenas empresas novamente lideram a lista de requisições, com 280 casos. As médias respondem por 127 ocorrências e as companhias de grande por por 64 pedidos efetuados. Pedidos de falência caem pela metade em maio Novamente, as micro e pequenos empreendimentos se mantiveram na dianteira com a maior participação entre as falências requeridas em maio: 49 contra 25 das de médio porte e 20 das grandes empresas. O segmento de serviços lidera com 46 solicitações de falências, seguido do comércio (21) e da indústria (13). Legenda: A série histórica deste indicador está disponível em: Lives no Instagram e curso online orientam empresários em dificuldades A Serasa Experian também lançou um curso gratuito e online que auxilia consumidores a organizar suas finanças pessoais, algo cada vez mais necessário nesses tempos de instabilidade. O conteúdo ensina a elaborar o orçamento doméstico – com dicas de como priorizar pagamentos, dividir ganhos e despesas –, fazer o planejamento e construir uma reserva de emergência e concretizar ambições de curto, médio e longo prazos. Metodologia |
Você também lê esta notícia no site www.serasaexperian.com. Serasa Experian A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia |