Com ajuda de Inteligência Artificial e Iot, cadeia produtiva deverá proporcionar maior rentabilidade aos varejistas
Para Raul Colcher, membro sênior do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE), maior organização profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade, integração por meio de sistemas com IA e IoT permite monitoramento da demanda em tempo real para varejistas; indústrias podem adequar sua produção de acordo com dados dos pontos de venda
Ajustes milimétricos na gestão de estoques e no ritmo de produção podem impactar diretamente na rentabilidade de toda a cadeia de produção. A utilização de ferramentas com Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) permite que a demanda seja monitorada em tempo real, oferecendo uma série de dados de inteligência de mercado para varejistas e para a indústria.
Para Raul Colcher, membro sênior do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE), a maior organização profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade, fala mais sobre essas inovações tecnológicas, “a integração das cadeias de produção por meio de ferramentas como IA e IoT pode proporcionar muitos avanços, indo desde os fornecedores de insumos, passando pelas indústrias, cadeia de distribuição e varejo, chegando ao consumidor final. Isso possibilita ganhos de eficiência com cooperação em tempo real, permitindo uma gestão integrada da produção, distribuição e estoque, além de reduzir desperdícios e outras perdas”, afirma Colcher.
A cooperação em tempo real na cadeia de produção traz ganhos para todos os envolvidos. A indústria pode adequar sua produção de acordo com a demanda, levando em conta fatores sazonais e eventuais flutuações. No varejo, a gestão mais eficiente do estoque permite mais rentabilidade para a operação. “A aplicação dessas tecnologias faz com que indústria e varejo sejam sócias na gôndola, atuando em sintonia para garantir a oferta de produtos de maneira equilibrada. Isso se traduz em redução de custos operacionais, aumento da lucratividade e preços mais atrativos para o consumidor final”, analisa Colcher.
B2C
No campo das relações B2C, há uma verdadeira revolução no relacionamento com o cliente. As atividades de marketing, vendas e atendimento ao cliente passaram e continuam passando por grandes transformações, potencializadas por tecnologias e ferramentas emergentes, tanto nas lojas físicas quanto nas vendas virtuais. “Um dos maiores desafios para o varejo hoje é capturar a atenção do cliente, seja em meios físicos ou digitais. A criação de promoções personalizadas, levando em conta dados como geolocalização e hábitos de consumo, é uma forte tendência”, finaliza Colcher.
Sobre o IEEE
O IEEE é a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Seus membros inspiram uma comunidade global a inovar para um futuro melhor por meio de seus mais de 420.000 membros em mais de 160 países. Suas publicações, conferências, padrões de tecnologia e atividades profissionais são recomendadas por diversos especialistas. O IEEE é a fonte confiável para informações de engenharia, computação e tecnologia em todo o mundo.