Cirurgiãs cearenses participam de importante congresso sobre cirurgias minimamente invasivas
Entre os dias 23 e 25 de junho, as médicas Andreisa Bilhar, Kathiane Lustosa e Sara Arcanjo, diretoras da Clínica Salvata, participaram do Congresso Endo CWB, no Paraná, considerado um dos mais importantes do país sobre cirurgias ginecológicas minimamente invasivas, coordenado pelos médicos William Kondo e Monica Tessmann Kindo. O evento contou com a participação de convidados internacionais e a realização de cirurgias ao vivo.
“Foi uma oportunidade ímpar de compartilhar experiências e conhecimento, debater assuntos importantes como anatomia e técnicas cirúrgicas. Tudo isso em um clima ameno, democrático, de incentivo e amizade”, destaca Kathiane Lustosa, que palestrou sobre Prevenção de Aderências em Cirurgias de Endometriose.
Durante o evento, Kathiane Lustosa ainda participou como moderadora de cirurgias ao vivo e esteve à frente de uma cirurgia de endometriose intestinal com ressecção segmentar e histerectomia associada, com assistência das médicas Andreisa Bilhar e Sara Arcanjo e do coloproctologista da equipe Salvata, Beethoven Landin. “Foi uma honra ser convidada para esse evento, ensinando, aprendendo e debatendo com amigos queridos”, frisa Kathiane Lustosa.
Kathiane Lustosa é Doutora e Mestre em Cirurgia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tem o Título Endoscopia Ginecológica da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasco), presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (Sobracil) Capítulo Ceará, preceptora da residência médica em ginecologia da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESPCE), Coordenadora do Fellowship em Cirurgia Ginecológica minimamente invasiva da Rede D’or e do Instituto Salvata, além de diretora da Clínica Salvata, referência no cuidado com a saúde e qualidade de vida da mulher.