Cinema do Dragão ambientou o 8 ½ Festa do Cinema Italiano em Fortaleza
Por Reinaldo Oliveira
Em 2024, quinze cidades participaram da edição brasileira do maior evento do cinema italiano em países lusófonos: Belo Horizonte, Brasília, Caxias do Sul, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Maceió, Niterói, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Vitória e Volta Redonda. O festival teve início em 27 de junho e se prolongou até 3 de julho.
A cidade de Caxias do Sul (RS) recebeu pela primeira vez este ano o festival, que comemorou a realização de 11 edições no País. O evento cinematográfico é uma realização do Ministério da Cultura, da Associação Il Sorpasso e da Risi Film Brasil e contou ainda com a colaboração da Embaixada da Itália, dos Institutos Italianos de Cultura de São Paulo e do Rio de Janeiro e o apoio da Cinecittà.
O 8 ½ Festa do Cinema Italiano, que nasceu em Lisboa em 2008, vem sendo, desde 2020, realizado com o patrocínio principal da Generali Seguros e, em 2024 pela primeira vez, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313, 23/12/1991 – Lei Rouanet).
Em Fortaleza, as exibições ocorreram na Sala 1 no Cinema do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC).
No quarta-feira (03/07), os cinéfilos Ailton Monteiro, Francisco Walker e Luiz Norberto marcaram presença no último dia do festival e assistiram ao filme A Última Noite de Amore (L’Ultima Notte di Amore).