Cidades Inteligentes usam recursos tecnológicos para o bem-estar dos cidadãos

A tecnologia tem sido cada vez mais usada para melhorar a qualidade de vida das pessoas, seja nas empresas, nas residências ou em grandes metrópoles, o que contribui para o crescimento das chamadas “cidades inteligentes”. Esses espaços precisam lidar com o aumento populacional e ao mesmo tempo garantir maior conectividade para os cidadãos, otimizar a circulação de veículos, usar o tráfego de dados para entendimento das tendências da população, interligar sistemas em diversas áreas como na saúde, aprimorar sistemas de iluminação pública e de segurança.

 

Entre as cidades brasileiras mais tecnológicas se destaca São Paulo, com mais de 12 milhões de habitantes, que no ano passado foi eleita pela segunda vez consecutiva a cidade mais inteligente do país pelo Ranking Geral do Connected Smart Cities, seguida de Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Brasília (DF) e Vitória (ES). A pesquisa também revelou que a banda larga da capital paulista tem velocidade média de 93,7 Mbps e 99,8% da população tem cobertura 4G. A densidade da banda larga é de 88,6 para cada 100 domicílios.

No interior de São Paulo está Tarumã, que recentemente instalou 120 Access Point da Zyxel, empresa especializada em soluções de conectividade e redes corporativas, com o objetivo de facilitar o compartilhamento de dados entre as instituições municipais.

“A estrutura de rede é pilar fundamental para que as grandes cidades se desenvolvam e as soluções usadas em Tarumã têm um dos melhores custos-benefícios do mercado e trouxeram inúmeras facilidades para a gestão pública”, afirma Giovani Pacifico, diretor de produtos e vendas da Zyxel Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar