Fundador da Gastronomia Periférica, que recebeu o Troféu Inspiração do Prêmio Melhores do Ano 2022 da Rede Globo, é um dos convidados da III Mostra de Gastronomia Social e Cultura Alimentar
Chef de cozinha, assistente social, empreendedor, repórter e pai de quatro filhos, Edson Leite aprendeu a cozinhar em Portugal para onde foi em busca de melhores oportunidades, em 2006. Depois de voltar para São Paulo, estudou Serviço Social e fundou a Gastronomia Periférica, negócio de impacto que promove a transformação social e cultural de jovens e adultos através da gastronomia. O chef é um dos convidados da III Mostra de Gastronomia Social e Cultura Alimentar, que acontece nos dias 21 e 22 de março, na Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco.
Em Fortaleza, Edson Leite vai ministrar a palestra “Gastronomia Social – cozinhar é um ato político” junto com o chef e pesquisador Max Jaques (SP), no dia 21 (terça-feira), às 9h. A fala será permeada pelas experiências na Gastronomia Periférica. A iniciativa é vencedora do prêmio “Responsabilidade Social” da Prazeres da Mesa e do prêmio “Braztoa de Sustentabilidade”. Autor do livro “Porque criei a Gastronomia Periférica”, Edson também foi finalista do “Prêmio Jabuti” e ganhador do “Gourmand Awards”. Em 2022, o chef foi finalista do prêmio “Empreendedor Social da Folha” e destaque no “Basque Culinary World Prize”, da Espanha, prêmio internacional que promove chefs que melhoram a sociedade através da gastronomia. No final do ano, ele recebeu o Troféu Inspiração do Prêmio Melhores do Ano 2022, da Rede Globo.
III Mostra de Gastronomia Social e Cultura Alimentar
Série de palestras e oficinas nos dias 21 e 22 de março, nos períodos manhã e tarde, na Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, equipamento da Secretaria da Cultura (Secult) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Estudantes e pesquisadores da Escola apresentarão resultados das formações realizadas em Fortaleza e interior do Ceará, além de palestras de convidados. Toda a programação é gratuita com inscrição e credenciamento por ordem de chegada antes de cada atividade.
Programação de palestras
Dia 21 (terça-feira), 9h: Gastronomia Social – cozinhar é um ato político
Edson Leite (SP)
Max Jaques (SP)
Dia 22 (quarta-feira), 9h: Cultura Alimentar – o poder da produção local