Ceneged lança projeto de incentivo a educação financeira para filhos dos colaboradores

A companhia patrocinou a Cartilha de Educação Financeira para Crianças do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Ceará (Ibef) e deve levar o material para todas as sedes da empresa cearense, atuante em 12 estados

Pensando na responsabilidade financeira das futuras gerações e alinhada aos valores ESG, a cearense Ceneged, iniciou o ano de 2024 com o projeto Gênio das Finanças. A iniciativa promove momentos com os filhos dos colaboradores para que desenvolvam uma relação mais natural e responsável com o dinheiro de forma lúdica.

No primeiro encontro, na sede da empresa em Fortaleza, cerca de dez crianças com idade entre sete e 12 anos estiveram presentes. A dinâmica foi conduzida pela diretora do Ibef e CEO da Edfica – Consultoria de Impacto, Darla Lopes, que foi designada como tutora do projeto e formará multiplicadores em cada estado, assim como acompanhará mensalmente os avanços das turmas. Além das atividades, os participantes receberão uma cartilha para que possam consultar o conteúdo sempre que quiserem.

O gerente de gestão e gente da Ceneged, Wilkerson Fernandes, detalha que uma decoração temática foi preparada para estimular a imersão no tema, além de crachás personalizados para as crianças se sentirem parte do ambiente.

“No momento de abertura, nós conversamos com os pais das crianças para falar um pouco mais sobre qual era o objetivo do projeto, para dar mais proximidade para essas crianças sobre o conteúdo da educação financeira, que é algo que a gente acha interessante na formação dessas crianças”, conta.

Fernandes revela que a iniciativa surgiu após Darla apresentar o trabalho para empresa e terem visto que poderiam fazer diferença na vida das crianças, já que educação financeira ainda não é tão discutido na educação básica.

“A gente encontrou essa oportunidade de poder falar um pouco mais a respeito, principalmente com crianças, que estão no início da formação. As primeiras crianças que a gente terá acesso são os filhos dos nossos colaboradores, mas a ideia é poder também contribuir com as comunidades aonde estamos inseridos. Já é comum que a Ceneged realize eventos, ações em que a gente traga os funcionários. Agora, temos o interesse de estar próximo das famílias também”.

A cearense Ceneged pretende levar a iniciativa para todas as sedes da companhia no Brasil, divididas em 12 estados. Além disso, Fernandes afirma que a ideia é que o projeto seja estendido também aos colaboradores, através de um diagnóstico de como está a saúde financeira dos funcionários está, e trabalhando assuntos como endividamento, juros, planejamento, etc.

Darla Lopes pontua que o País não pode ser pleno, rico, próspero e feliz se as famílias estiverem endividadas. “A empresa está ciente e preocupada com a estatística de mais de 70 milhões de pessoas endividados no Brasil. O Ceará lidera o ranking no Nordeste com quase metade das famílias endividadas”, alerta.

“Essa estatística afeta diretamente a empresa, pois o colaborador passando por desafios financeiros, não consegue entregar uma força de trabalho adequada. Além disso, a Ceneged se preocupa com a saúde e bem-estar do colaborador”, destaca.

Lopes também pontua que a iniciativa se transformou em um projeto maior de finanças pessoais sustentáveis na companhia, em alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Ela detalha que, após o primeiro momento de sensibilização dos colaboradores para o tema, será realizado um mapeamento da situação financeira dos funcionários, que serão apresentados a um plano de ação através de materiais didáticos para que eles consigam se aprofundar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar