Catedral de Fortaleza celebra entrega de insígnia episcopal
Na foto: Dom Gregório Paixão ladeado por fiéis surdos na cripta da Catedral Metropolitana de Fortaleza
Por Reinaldo Oliveira
Ocorreu na manhã de sábado (06/07) na Catedral Metropolitana de Fortaleza a cerimônia de entrega da insígnia episcopal (Pálio Episcopal) a dom Gregório Paixão, arcebispo de Fortaleza.
A cerimônia de entrega – que coube a dom Giambattista Diquattro, núncio apostólico do Brasil, representante da Santa Sé – teve início às 10h e terminou perto do meio-dia, com transmissão pelas redes sociais (Internet) e pela TV Canção Nova e TV Evangelizar.
A insígnia é feita com a lã de dois cordeiros brancos benzidos pelo papa em memória litúrgica de Santa Inês, que ocorre em 21 de janeiro: um dos cordeiros vem enfeitado com flores brancas, símbolo da virgindade da Santa; e o outro vem com flores vermelhas, símbolo do seu martírio.
Formado por uma faixa de lã branca com seis cruzes pretas de seda, o Pálio é uma insígnia litúrgica de “honra e jurisdição” que é abençoada pelo papa. Os Pálios são também envergados, para além do próprio papa, pelos arcebispos metropolitas nas suas igrejas e nas da sua província eclesiástica.
Durante a cerimônia religiosa, Paixão em sua homilia expressou profunda gratidão ao papa Francisco pela confiança nele depositada para pastorear o povo de Deus na capital cearense.
Após o término da missa, dom Gregório se dirigiu à cripta que fica localizada na parte inferior da Catedral, onde posou para fotos ao lado de fiéis.
Dom Gregório Ben Lâmed Paixão assumiu a Arquidiocese de Fortaleza em dezembro de 2023 (15/12).