No período de 9 a 13 de agosto, o Festival Conhecendo os ODS Digital mostrará o que vem sendo feito para acelerar o desenvolvimento sustentável no país e nas Américas.
Garantir um mundo mais justo, mais sustentável e mais igualitário até o ano de 2030 é o princípio que norteou a aprovação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pelos países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU). Faltando menos de 10 anos para as nações prestarem conta desse compromisso, o Brasil recebe o maior evento sobre o tema já realizado nas Américas. No período de 9 a 13 de agosto de 2021, das 11h às 18h, o Festival Conhecendo os ODS Digital detalha, na prática, o que empresas, governos, escolas, universidades e organizações da sociedade civil vêm fazendo para atingir as metas globais.
Com o tema “Juntos unindo esforços para atingir os Objetivos e não deixar ninguém para trás”, especialmente na chamada “década da regeneração”, o Festival apresenta mais de 30 atrações e, para proporcionar uma experiência transformadora ao público, investiu em um modelo de interação on-line ainda pouco conhecido em eventos realizados no país após o surgimento da Covid-19. Em uma plataforma interativa e desenvolvida exclusivamente para o evento, os participantes poderão circular virtualmente por todas as áreas do Festival, em um cenário que simula a experiência de estar ali presencialmente. Toda a programação é gratuita e o credenciamento para ter acesso ao evento pode ser feito no site www.conhecendo os ods.com.br.
Ao entrar na plataforma, será possível acessar o conteúdo disponibilizado pela programação e até mesmo interagir com os representantes dos espaços. Em cada uma das atrações, o participante vai poder escolher o tipo de conhecimento que gostaria de acessar. Serão mais de 150 palestrantes expondo seus cases de progresso na Agenda 2030, 17 estandes com soluções ligadas a cada um dos ODS, exibição de documentários, games ligados a soluções para os desafios mundiais, oficinas para crianças, workshops para educadores, colaboradores e profissionais interessados nos temas do desenvolvimento sustentável.
Apresentado pela Whirlpool Corporation, com patrocínio cultural da Enercan (Campos Novos Energia S/A) e realizado pela NTICS Projetos e SB Sustainable Business Solutions, o evento conta com uma equipe de curadores, responsável por organizar uma programação diversa, inclusiva e voltada para públicos de todas as idades. As principais atrações contarão com tradutores em libras e toda emissão de carbono do evento será neutralizada.
“Desde o primeiro momento que conheci a proposta do Festival, fiquei fascinado com o poder que terá de levar informação de alta qualidade a um público que será altamente diverso e abrangente. É urgente que tenhamos a disseminação dos ODS a públicos que ainda estão afastados dessa agenda, mas de forma atraente e que se sintam motivados a atuar em prol de um melhor planeta para todos”, comenta o diretor de Desenvolvimento Sustentável Arcos Dorados, fundador e CEO da Dreams and Purpose Consulting e um dos curadores do evento, Leonardo Lima.
Para atingir o objetivo de não deixar ninguém de fora da discussão sobre desenvolvimento sustentável, o Festival conta com o apoio institucional de importantes organizações como Rede Brasil do Pacto Global, Conservation International, Way Carbon, Capitalismo Consciente, Carbon Disclosure Project (CDP), Refúgio 343, One Young World, Rainforest Alliance, entre outras. Além disso, o evento contará com a participação de 11 agências setoriais da Organização das Nações Unidas (ONU).
“O desenvolvimento sustentável é um tema que interessa a toda a sociedade e, por isso, estamos investindo todo nosso esforço e nossa capacidade criativa para compartilhar as transformações que já estão sendo feitas para o alcance das metas da agenda 2030, especialmente agora na chamada década da regeneração, em que mais do que preservar e abandonar velhos modelos de desenvolvimento, precisamos restaurar o que garantirá um futuro sustentável para todos”, explicou a especialista em Inovação e Sustentabilidade da NTICS Projetos e uma das curadoras do evento, Ana Carolina Xavier.
“Este projeto está inteiramente alinhado com as nossas iniciativas de ESG, e reforça nossos compromissos e ações contínuas voltadas para a responsabilidade social. Através do Festival, temos como objetivo impactar, conscientizar e engajar todos os públicos acerca da importância da sustentabilidade.” afirma Eduardo Vasconcelos, Diretor de Relações Institucionais da Whirlpool.