Brasil chega à semifinal da Copa do Mundo de Beach Tennis no Rio de Janeiro

Time Brasil BRB superou o Chile por 3 a 0 e avançou para enfrentar a Rússia em busca de vaga na decisão

 

O Time Brasil BRB avançou mais um degrau na ITF Beach Tennis World Cup, a Copa do Mundo da modalidade que está em disputa no Rio de Janeiro (RJ). Nesta sexta-feira, a equipe anfitriã venceu o Chile por 3 partidas a 0 e avançou para a semifinal do torneio, que será neste sábado. Às 19h, o desafio é contra a Rússia, na arena montada em Copacabana.

A semifinal contra a Rússia será a reedição da última final da Copa do Mundo de Beach Tennis, quando o Brasil foi campeão jogando justamente no país europeu. A equipe russa conta com alguns dos melhores atletas do mundo, como Nikita burmakin (3º do ranking mundial), Daria Churakova (14ª) e Liudmila Nikoian (15ª).

Para o desafio sul-americano contra o Chile, o capitão Alex Mingozzi alterou as principais duplas que representam o Brasil e mandou para as quadras a parceria formada por Joana Cortez (8ª do ranking mundial) e Marcela Vita (12ª). Apesar de ter o primeiro serviço do duelo quebrado pelas chilenas Paola Basaure (190ª) e Maria Orellana (201ª), a dupla local não encontrou dificuldade para encerrar o confronto em duplo 6/1.

“Independentemente de quem entra em quadra, nosso time tem atletas de alto nível. Eu já fiz dupla com a Rafaella Miiller, com a Joana Cortez, e todas temos um entrosamento muito bacana dentro e fora das quadras. Com certeza, isso faz a diferença. Agora temos que nos preparar para enfrentar a Rússia, que tem o Nikita Burmakin, um dos melhores jogadores do mundo, e que é capaz de fazer a diferença”, comenta a brasileira Marcela Vita.

Depois da vitória no feminino, foi a vez de Vini Font (8º) e Thales Santos (17º) editarem uma nova parceria para enfrentar Alexander Beller (104º) e Rolly Cabezas (245º). Após um primeiro set bastante equilibrado, em que os brasileiros venceram por 6/4, os donos da casa voltaram mais confiantes para a segunda etapa e fecharam a parcial em 6/0.

“Nós estamos muito felizes por poder jogar em casa. Sempre que jogamos na Rússia, tinha pouca torcida, eram os próprios atletas e familiares. Aqui temos essas pessoas torcendo e dando energia para nós, o que com certeza faz muita diferença. Vai ser bom para gente, vamos nos doar mais ainda para buscar a vitória e chegar à final”, destaca Thales Santos, campeão mundial em 2018 e 2019 com o Time Brasil BRB.

Apesar da vitória encaminhada, o Brasil ainda voltou para a quadra para a disputa das duplas mistas, em formato de set curtos. Rafaella Miiller e André Baran enfrentaram Victor Velasquez e Javiera Veloso e venceram por duplo 4/0.

ITF Beach Tennis World Cup Rio de Janeiro. Foto: Marcello Zambrana/DGW

O desafio entre Brasil e Rússia terá transmissão ao vivo a partir das 19h pelo SporTV 3 na televisão por assinatura e na TV NSports pela internet.

Time Júnior vai para a final da categoria no Mundial

O Time Brasil BRB sub-18 manteve o embalo na competição que é realizada em paralelo no ITF Beach Tennis World Cup e nesta sexta-feira carimbou o passaporte para a final do mundial juvenil. Empurrada pela torcida, a equipe venceu a Espanha por 2 partidas a 1 e agora se prepara para enfrentar a Itália na decisão que será realizada na tarde de domingo.

No primeiro duelo do dia, Vitória Marchezini e Antonia Thompson foram superadas por Ariadna Costa e Daniela Rodriguez por 6/1 e 6/0. O empate veio depois do triunfo de Giovanni Cariani e Daniel Mola sobre Alvaro Gracia e Valentini Volpe por 6/1 e 6/0. No desempate nas duplas mistas, Cariani e Marchezini comandaram o duelo do início ao fim para superar Costa e Garcia por 6/4 e 6/3.

“A gente sabe da força de todas as equipes que estão aqui e sabíamos da força da Espanha. O ponto forte é a confiança dessa molecada, que vem construindo uma bela trajetória até aqui. E a torcida, com certeza, foi fundamental para nos ajudar a chegar a essa decisão”, destaca Juca Russo, treinador do time juvenil brasileiro.

Essa é a sexta edição do mundial com a participação das categorias juvenis. Até hoje, o Brasil soma três vice-campeonatos e dois terceiros lugares. Com o apoio da torcida na arena de Copacabana, o grupo espera mudar esta escrita e chegar ao primeiro título mundial dentro de casa.

PROFISSIONAL

RESULTADOS DE SEXTA-FEIRA

Quartas de final

Itália 2 x 1 Aruba

Espanha 2 x 1 Alemanha

Rússia 2 x 1 França

Brasil 3 x 0 Chile

Programação de sábado

Semifinal

14h – Itália x Espanha

19h – Brasil x Rússia

JÚNIOR

RESULTADOS DE SEXTA-FEIRA

Semifinal

Brasil 2 x 1 Espanha

Itália 2 x 1 Rússia

Programação de sábado

Disputa do terceiro lugar

9h – Rússia x Espanha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar