Boa Vista: Demanda por Crédito do Consumidor avança 0,7% no primeiro trimestre

Em março o indicador apontou aumento de 1,3% na comparação mensal 

O indicador da Boa Vista de Demanda por Crédito do Consumidor avançou 1,3% entre os meses de fevereiro e março e fechou o primeiro trimestre com elevação de 0,7%, contra o trimestre imediatamente anterior, na comparação dos dados dessazonalizados.

Na série de dados originais o resultado segue positivo, mas em desaceleração, com alta de 5,3% na comparação interanual, ante um avanço de 9,5% em fevereiro nesta base de comparação. Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado o desempenho do indicador foi melhor, avanço de 7,4% no acumulado dos primeiros três meses. O indicador continua numa trajetória de crescimento desacelerado no resultado acumulado em 12 meses, que passou de 3,3% em fevereiro para 3,2% em março.

As aberturas do indicador por segmento apresentaram comportamentos parecidos no mês. Em março foi observado aumento de 0,9% no segmento “Financeiro” e de 1,6% no segmento “Não Financeiro”. Por outro lado, enquanto o segmento “Financeiro” avançou 2,0% entre o 4º trimestre do ano passado e o 1º trimestre deste ano, o segmento “Não Financeiro” recuou levemente, 0,1%, na mesma base de comparação.

As variações na comparação interanual das aberturas foram no mesmo sentido, diferentemente do que foi observado no mês anterior, mas em magnitudes bem distintas. O segmento “Financeiro” subiu 12,2% e “Não Financeiro” 0,6% em março. Esse padrão foi também verificado na comparação entre os resultados do primeiro trimestre deste ano contra igual período do ano anterior, o segmento “Financeiro” cresceu 17,7% e o “Não Financeiro” 0,3%.

Já na análise de longo prazo o crescimento no segmento “Financeiro” continua em desaceleração, passando de um crescimento de 15,3% em fevereiro para um avanço de 15,2% na aferição atual. No segmento “Não Financeiro” o indicador segue aprofundando seu ritmo de baixa e agora registra variação de -4,8%, ante -4,7% até o mês de fevereiro.

“O aumento na comparação trimestral não foi suficiente até aqui para reverter a tendência de desaceleração na demanda por crédito e, na verdade, isso não é esperado que aconteça no curto prazo, tanto que algumas projeções de crescimento do mercado de crédito para este ano estão sendo revisadas para baixo, embora elas ainda sejam positivas. O comprometimento de renda das famílias ainda é muito elevado, mesmo que tenha melhorado nas últimas leituras, e diante de um cenário de juros altos, que deve se estender por mais tempo, e de inadimplência elevada também, a demanda por crédito do consumidor deve se deparar com uma oferta mais restritiva”, diz o economista da Boa Vista, Flávio Calife.

Abaixo a tabela contendo o resumo dos dados apresentados

Metodologia 
O indicador de Demanda do Consumidor por Crédito é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

Nota: Os dados que constituem a base do indicador de Demanda do Consumidor por Crédito não guardam qualquer relação, comercial ou operacional, com a Boa Vista. O indicador visa antecipar alguns movimentos e tendências referentes ao mercado de crédito como um todo, sem qualquer especificação por empresa, independentemente do setor ou porte.
Sobre a Boa Vista

Boa Vista, empresa brasileira de inteligência analítica, foi criada em 2010 a partir do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o primeiro banco de dados do país, consolidando-se como referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócio.

É precursora do Cadastro Positivo e no propósito de incluir consumidores no mercado de crédito, apoiando-os na construção de um relacionamento sustentável com as empresas credoras, por meio da disponibilização de informações de educação financeira e serviços gratuitos em seus canais oficiais como o site www.consumidorpositivo.com.br e o app Boa Vista Consumidor Positivo.

A empresa tem por princípio a segurança e a privacidade dos dados e suas soluções estão 100% em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), tendo sido reconhecida como a primeira do segmento financeiro e de gestão de bancos de dados a obter a certificação ISO 27701, norma internacional referente à segurança e privacidade da informação.

Em 2020, a Boa Vista tornou-se a primeira empresa de capital aberto em seu segmento, dando início à uma estratégia de crescimento por meio de aquisições de empresas com as mesmas características na aplicação de inteligência analítica às suas soluções, como a Acordo Certo – especialista em recuperação de crédito – e a Konduto, autoridade em antifraude para e-commerce e pagamentos digitais. Em 2021, também de forma pioneira, lançou o Centro de Excelência em Analytics, levando a empresa para a fronteira do conhecimento no desenvolvimento de algoritmos de alta performance.

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