Black Friday: 6 em 10 lojas online participarão da data; modalidade é a preferida para compra por 45% dos consumidores
Fortaleza possui potencial milionário para a data e o e-commerce tem crescido entre as preferências dos consumidores
A Black Friday de 2023 em Fortaleza apresenta um potencial de faturamento de até R$ 350 milhões, segundo a Pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para Black Friday 2023, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), da Fecomércio Ceará.
De acordo com a pesquisa, 44,1% dos entrevistados da cidade desejam realizar compras na data, seja para aproveitar os descontos ou antecipar presentes de Natal. Os dados abrangem tanto o comércio varejista físico quanto o online de Fortaleza.
O estudo “A Black além da Black”, realizado pela MindMiners com 2 mil pessoas, destaca que 45% dos entrevistados preferem comprar em lojas online. No que tange aos empreendedores, a plataforma para criação de lojas virtuais Nuvemshop aponta que seis em cada 10 donos de negócios online brasileiros estão otimistas com as vendas durante a Black Friday.
O consultor de empresas Wosley Nogueira explica que a Black Friday é um período crucial principalmente para os pequenos negócios, mas é preciso ter uma estratégia correta de vendas para saber aproveitar o momento: ”Um dos erros mais comuns entre microempreendedores é o despreparo para a data. É fundamental não somente ter um estoque que possa suprir vendas acima do comum, mas também dar conta de, por exemplo, realizar as entregas dentro do prazo estabelecido pelo seu negócio. É durante a Black Friday que muitos consumidores criam uma relação de fidelidade e confiança com novas lojas.”
O levantamento da Nuvemshop também destaca que 49% dos pequenos e médios negócios online realizarão ofertas da Black Friday durante toda a semana, 15% utilizarão duas semanas e 21,6% dão descontos ao longo de todo o mês de novembro.
Para o consultor de empresas Wosley Nogueira, o prolongamento do período de promoções para além da Black Friday é fator determinante do rendimento lucrativo dos comerciantes: “Fornecer aos clientes um tempo acima do comum de descontos permite atingir um público ainda maior, desde aqueles que já estavam se preparando financeiramente para a data, quanto os que foram pegos de surpresa com ofertas de seu interesse mas ainda têm tempo de se programar para as compras”.
Influencers tem grande poder de vendas na Black Friday
A pesquisa da MindMiners destaca que cerca de 1.280 dos entrevistados depositam uma grande confiança em influenciadores digitais para decidir suas compras na Black Friday de 2023. Porém, 73% deles realizam pesquisas para formar uma opinião concreta sobre o que está sendo divulgado nas redes pelos influencers.
Diante dos dados apresentados, uma estratégia interessante para pequenas empresas que vão participar da Black Friday é buscar parcerias relacionadas ao seu ramo de atuação que sejam renomadas no mercado digital. “As redes sociais estão em constante crescimento e cada vez mais somos influenciados por elas, muitas vezes indiretamente. Manter sua presença online faz toda a diferença durante o desenvolvimento do seu negócio, especialmente em um período de alta movimentação econômica como a Black Friday”, conclui o consultor de negócios Wosley Nogueira.