Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

Black Friday 2023 exige dos varejistas atenção à segurança física e cibernética de lojas físicas e centros de distribuição

Esta data especial de consumo requer dedicação máxima dos gestores na oferta experiências omnichannel em sinergia com a proteção das pessoas e do patrimônio, bem como cibersegurnça e privacidade de seus dados

A Black Friday tornou-se uma das datas mais importantes do comércio brasileiro, movimentando um gigantesco volume de pessoas e bens, o que apresenta desafios significativos. Sua preparação inicia-se semanas antes, pois envolve não apenas as lojas físicas e online – demandando cuidados específicos para proteção física e digital – mas também exige atenção em todo o processo de armazenamento e logística, abrangendo fabricantes, atacadistas e lojistas.

Com o crescimento anual do e-commerce, os consumidores podem agora pesquisar on-line e comprar na loja física ou vice-versa, o que requer agilidade, excelência de atendimento e eficiência na oferta e na entrega em múltiplos canais (websites, WhatsApp, telefone, espaços físicos etc). “É um cenário bastante desafiador, porque os varejistas necessitam conhecer e entender seus clientes, além de integrar lojas físicas e on-line, de forma inteligente e segura, estando atentos às movimentações dos consumidores nos espaços e ao melhor posicionamento das promoções. Além disso, têm de procurar reduzir filas e prevenir roubos e perdas, simultaneamente garantindo cibersegurança no comércio eletrônico”, afirma José Rodrigues da Silva  Neto, gerente de Vendas para verticais de Varejo e Finanças.

Com o objetivo de ajudar a superar este desafio, a Genetec, líder em tecnologia nas áreas de segurança unificada, segurança pública e privada, operações e inteligência de negócios, tem reforçado junto aos seus clientes do setor varejista a necessidade de atualização constante das soluções de segurança e inteligência de negócios a fim de garantir experiências mais eficazes e interessantes aos clientes, bem como uma logística mais assertiva para cumprir os prazos acordados de entrega, seja em suas residências ou nas lojas físicas, com a qualidade esperada pelos consumidores.

“Este ano, assim como em 2022, os consumidores tendem a intensificar às compras de eletrodomésticos, eletrônicos, smartphones, cosméticos e brinquedos, entre outros produtos, e que os volumes de vendas superem os atingidos em 2022 em função das promoções e dos cashbacks oferecidos pelo mercado”, acredita Rodrigues Neto. Segundo ele, diante deste contexto, a tecnologia é uma grande parceira, pois pode ajudar o setor a garantir a segurança de clientes, colaboradores e parceiros (fisicamente) e a sua própria segurança patrimonial. O primeiro passo para isto é as empresas avaliarem se estão ou não bem preparadas em termos de segurança física. “Essa avaliação é válida tanto para a Black Friday, como para as próximas datas comemorativas importantes para o comércio”, destaca o executivo.

Segurança e experiência mais satisfatória para os consumidores

Se um varejista, seja ele de rua ou de shopping, já possui um sistema de segurança implementado, é essencial que este revise e busque maneiras de aprimorá-lo. Contudo, para aqueles que ainda não realizaram preparações nesse sentido, é recomendável buscar consultoria para identificar o mínimo necessário a ser feito, além de compreender como a tecnologia pode ser um suporte fundamental nesse processo.

A ferramenta de inteligência de negócios fornecida pela Genetec desempenha um papel crucial na manutenção do distanciamento adequado entre os clientes nas filas, permitindo também a medição do tempo de espera. Isso oferece aos gestores a oportunidade de tomar medidas para reduzir as filas e otimizar o atendimento. Além disso, essa ferramenta possibilita o controle do fluxo interno, permitindo a identificação de áreas ou prateleiras que despertam maior interesse dos consumidores, avaliando a disposição e organização dos produtos de maneira atrativa. Atualmente, é viável monitorar e controlar sistemas de Internet das Coisas (IoT) para garantir a adequada iluminação e temperatura dentro do estabelecimento.

Um aspecto crítico é a prevenção de furtos. É fundamental que os clientes se sintam seguros enquanto realizam suas compras, sabendo que o estabelecimento está atento à segurança dos seus bens. Com a capacidade de visualização de dados e alertas em tempo real, o Genetec Security Center oferece um panorama completo das diferentes ocorrências em todas as lojas, transmitindo informações para o centro de controle e para qualquer funcionário autorizado, inclusive em dispositivos móveis. “Tudo isso é realizado de maneira personalizada, visando agilidade na resposta das equipes de segurança, tecnologia, vendas e marketing, as quais podem se beneficiar dos insights fornecidos pelo Genetec Security Center”, explica Rodrigues Neto.

Processo logístico e de vendas mais seguro 

Todo período de maior movimento de vendas é mais crítico, especialmente nos centros de distribuição. O estoque e o controle de docas são pontos de atenção sempre, mas em especial em datas como essas. A tecnologia é aliada do varejista para evitar perdas internas e para otimizar processos, sendo um investimento, cujo retorno é garantido, pois significa mais acuracidade, ou seja, um melhor atendimento para o consumidor, seja no on-line ou na loja física.

As ferramentas que a Genetec asseguram visibilidade em tempo real das operações de pátio e ativos e do inventário de produtos, auxiliando na redução de custos com atrasos e detenção de containers, redução de aluguel e de trabalho de docas ociosas, melhor gerenciamento dos compromissos e análise de performance, e até do tempo de espera para carga e descarga, entre outros pontos. Também aqui se aplicam as questões sanitárias de contagem de pessoas, informações de distanciamento etc. O Sipelia  permite a integração de intercomunicadores com a plataforma Genetec Security Center. Além da liberação de acesso,  funciona também, por exemplo, para o recebimento de entradas, fazendo até a conferência de notas fiscais, tudo sem contato presencial.

Um aspecto crucial é a prioridade para os varejistas na seleção de soluções que não só proporcionem segurança física e cibernética, mas também ofereçam inteligência aos negócios. Isso significa optar por tecnologias que gerem dados capazes de aprimorar a gestão global do negócio, resultando em eficiência operacional e economia. A incorporação de soluções de IoT, por exemplo, pode auxiliar no controle do consumo e na gestão da temperatura dos equipamentos, acelerando, assim, o retorno dos investimentos (ROI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.